17-09

 

 

 

 

O portefólio é um dos procedimentos condizentes com a avaliação formativa. Ao contrário de outros métodos de avaliação este é construído pelo próprio aluno, observando os princípios de reflexão, criatividade, parceria e autonomia, e serve para ligar a avaliação ao trabalho pedagógico. O aluno é chamado a participar da tomada de decisões, de modo que formule as suas próprias ideias, faça escolhas e não cumpra apenas prescrições do professor e da escola. Desse modo a avaliação deixa de estar ao serviço da selecção e da exclusão, antes reflectindo e promovendo a aprendizagem de cada educando.

O propósito deste livro é discutir as possibilidades de uso do portefólio, tendo como ponto de referência o trabalho pedagógico do qual faz parte. Assim, discute-se a avaliação formativa e são analisadas as possibilidades da avaliação por meio deste novo instrumento pedagógico. A seguir são apresentados dois outros componentes que integram o processo de avaliação – a observação e a entrevista -, igualmente importantes, mas de natureza diferente. A autora aborda ainda alguns dados de pesquisa e experiências em cursos de formação de professores e, no final, tece articulações entre portefólio, avaliação e trabalho pedagógico, concluindo que esse procedimento pode contribuir para que a escola pública ofereça uma educação de qualidade.

 

  

Porto, Edições ASA, 2009



publicado por Correio da Educação às 22:17
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