14-03

 

* Teresa Martinho Marques

 

 


A escola tende a ser um espaço de massas anónimas, espaços e tempos formatados, uniformização e médias. Número excessivo de alunos é uma tentação para adormecer no branco e não convida ao arco-íris.
Há muitos anos, a Filipa (nunca mais esqueci o nome dela), depois de concluir uma ficha de avaliação, surpreendeu-me com este desabafo: Professora, fiquei desapontada com o teste. Explicou-me que sabia resolver problemas e expressões numéricas muito mais complicados, tinha estudado imenso e o teste era... muito fácil!

Esta menina de 11 anos motivou a mudança na minha forma de olhar as turmas e o ensino da Matemática no 5.º e 6.º anos. Muito jovem, professora a lecionar em escola complicada de periferia, acreditava que era preciso zelar quase apenas pelos (imensos) desfavorecidos, porque os filhos de um Deus maior acabariam sempre por encontrar o seu caminho. Falso. Todos têm o direito a ver os seus limites desafiados, mesmo que nem sempre seja fácil encontrar o equilíbrio.

Depois deste episódio, constituiu-se na turma um grupo autónomo (e crescente) de alunos que trabalhavam a um ritmo diferente. Podiam avançar nos conteúdos, escolher os exercícios, fazer muitos mais do que aqueles que eu conseguia com os restantes alunos mais necessitados de explicações, de reforço e da minha presença. Os testes para esse grupo incluíam perguntas de desenvolvimento desafiadoras. Não era uma questão de “ser melhor”, era uma questão de “ser responsável”, mais exigente consigo mesmo e merecer o prémio de maior autonomia.

Quando um aluno, de aproveitamento médio, se deslocava para aquela zona, normalmente fazia progressos mais rápidos do que se permanecesse na zona das explicações imensas vezes repetidas de aula para aula.

Hoje continuo a gerir a diferença da mesma forma, ajustando a gestão às características da turma. Se é fácil? Não é. Não há apenas rosas no caminho e estes tempos não são simples. Mas é bem mais cinzento, ineficaz e triste chamar apenas à turma turma, aos alunos alunos, à aula aula... Se me "libertar" dos que menos precisam de mim e  confiar neles (sem os abandonar e desafiando-os), abro caminho para mais tempo de qualidade com quem (ainda) necessita.  Permito a todos chegarem tão longe quanto possível, no tempo disponível e nos contextos em que vivemos.

Voltarei a esta questão com alguns exemplos, histórias e caminhos de "como fazer" essa gestão da diferença...

 

* EB 2,3 de Azeitão e CCTIC – ESE/IPS: http://projectos.ese.ips.pt/cctic/



publicado por Correio da Educação às 09:10
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

14 comentários:
De Celia Jordao Alves a 29 de Março de 2011 às 12:17
Obrigada pela partilha. Serviu de encorajamento.


De Help With DissertationHouse a 25 de Maio de 2016 às 07:21
It is true that the schools tend to be a region of nameless masses , times and spaces system , regularity and averages . Lots of students are a temptation to fall asleep white and do not invite the rainbow .


De Disseertation Help a 23 de Julho de 2016 às 13:09
However, it is incredibly difficult for people to realise how different things look from someone else perspective.


De Anónimo a 4 de Agosto de 2016 às 12:14
Here is an article with an interesting story and it reveals some valuable facts. It was written in a good manner and I thoroughly enjoyed it. Buy dissertation online (http://best-essay-writing-service-reviews.com/points-noted-buy-dissertation-online)


De Buy dissertation online a 4 de Agosto de 2016 às 12:17
t was a well written story and it reflects the author's great insight. This story reveals some valuable facts. I pretty much enjoy the story.


De Best custom essay writing service a 5 de Agosto de 2016 às 10:58
The author recreates a classroom through this article. It was a simple but a very creative post that carries a great lesson for the readers. Anyway I like the thread that you have presented through your post.


De do my coursework for me - Coursework Buz a 6 de Agosto de 2016 às 13:14
This site have well done for read. I need to see more blog entry of this site however i can not discover more blog's entries in this site. You should include more posts which contain extremely useful stuff for everybody. Anybody have thought or recommendation about coursework writing service UK then should impart to me which discover best one.


De Assignment Writing Service a 19 de Agosto de 2016 às 11:17
Nice Post


De 2016 literature-review a 3 de Setembro de 2016 às 08:57
Great article by the author you are right teaching is not an easy profession it requires a lot of hard work to done and give 100% performance but it's more difficult to teach when you are too young but I really appreciate the effort by this girl.


De custom essay writing service a 6 de Setembro de 2016 às 06:14
thanjks


De Nursing Assignment Writing Service UK a 6 de Setembro de 2016 às 12:55
That girl shows real courage and motivate Teachers as well as students school is for learning.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds