25-01

O alargamento da escolaridade obrigatória até aos 18 anos vai ter, já a partir do próximo ano letivo, um "impacto brutal" nas escolas, e, em conjunto com o prosseguimento da fusão de agrupamentos, de que resultarão também espaços com muito mais alunos, poderá criar ambientes "explosivos e até mesmo descontrolados". O alerta parte de José Matias Alves, coordenador do Serviço de Apoio à Melhoria das Escolas da Universidade Católica, que adianta que cerca de 20% dos alunos que optam por não prosseguir estudos no secundário serão agora obrigados a fazê-lo e lembra que, na maior parte dos países da União Europeia, a escolaridade obrigatória não é tão longa como será em Portugal. (Público)


tags:

publicado por Correio da Educação às 10:05
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

18 comentários:
De Margarida Pereira a 2 de Fevereiro de 2012 às 09:06
Concordo plenamente com esta afirmação. Mesmo as escolas não problemáticas irão ter problemas de indisciplina dentro e fora da sala de aula. Os professores irão ter problemas acrescidos, com este tipo de alunos, que não querem estar na escola, cada vez mais os professores terão que "guardar" alunos e não ensinar. Além de não progredirem na educação/ensino, estes alunos irão prejudicar o desempenho daqueles que poderiam ser melhores.


De inew phones a 9 de Junho de 2014 às 11:26
Thanks for the nice post. It was very useful for me. Keep sharing such ideas in the future as well. This was actually what I was looking for, and I am glad to come here! Thanks for sharing the information with us.


De takara tomy factory a 20 de Maio de 2015 às 08:09
nice post, I can see your point, it's very different from others, good work, thanks for sharing, please keep updating.


De apple iphone screen replacement a 25 de Agosto de 2015 às 10:25
nice work, I can see your point, I can't agree with you more! By the way my iPhone screen need repair,I found replacement part on net, do you know other better store?


De replacement lcd screen a 25 de Agosto de 2015 às 10:42
nice work, I can see your point, I can't agree with you more! By the way my iPhone screen need repair,I found replacement part on net, do you know other better store?


De sports light a 18 de Dezembro de 2015 às 02:26
Current, LED electric commercial more of still in "sold goods" of stage, real meaning Shang of brand also no appeared, while, due to LED electric commercial era of coming, line Shang of products category has very complete


De http://www.kiwibox.com/airadiati/blog/ a 21 de Janeiro de 2016 às 06:52
nice post, I can see your point, it's very different from others, good work, thanks for sharing, please keep updating.


De stadium lights a 18 de Dezembro de 2015 às 02:38
The rapid growth of online shopping for the LED lighting industry sales channels provide a new possibility. Therefore, exploring the road of LED lighting industry, e-commerce is very important.


De http://anandanews.blog.com/ a 21 de Janeiro de 2016 às 06:53
yes , it's nice


De https://irawatihope.wordpress.com/ a 21 de Janeiro de 2016 às 06:51
thanks for information


De Eduardo Parrança a 2 de Fevereiro de 2012 às 13:57
Infelizmente tenho que concordar este artigo de opinião. Todos podemos dizer isto ou aquilo sobre o rumo da educação em Portugal, mas os factos estão aí, e quem percebe minimamente como funcionam as escolas sabe também que o bullying vai disparar, a indisciplina vai aumentar significativamente. A escolaridade obrigatória até aos 18 anos pode até fazer sentido, mas não é com esta mania doentia de querer poupar dinheiro na educação achando que educar e ensinar pessoas é o mesmo que montar um carro... a escola não é propriamente uma empresa. Concordo que deva ser melhor gerida, principalmente os dinheiros públicos, mas não é com megagrupamentos que se vai melhorar a qualidade de ensino e permitir o alargamento da escolaridade obrigatória. As escolas vão ser apenas espaços cheios de miúdos cuja maior parte - graças à sociedade de facilitismo e permissiva - está a borrifar-se para a escola. Quando penso em megagrupamentos penso em "prisões de máxima segurança". O problema é que não há segurança nenhuma. Se alguns pais tivessem a noção do perigo a que estão a expor os seus filhos que ainda são alunos no bom sentido... coitados, não há ninguém que lhes valha nessa selva que os megagrupamentos serão. Mas pronto, há sempre as escolas privadas... haja dinheiro!


De Ângela a 2 de Fevereiro de 2012 às 19:18
É extremamaente desagradável ter de "guadar" os filhos dos outros nas escolas. Hoje em dia, os Professores são vistos como "encantadores de miúdos" e "guadadores de crianças" em prol de pais desinteressados pelo desempenho escolar dos filhos. Metodologia esta que está centrada de uma opinião egoísta dos que estão no poder e disfarçada como uma melhor metodologia para um melhor desempenho escolar dos alunos. Discordo com esta medida. Os Professores perdem imenso tempo actualmente com relatórios, reuniões, com papeladas inúteis que não levam a lado nenhum e que só premeiam a ignorância sobre alunos que se estão borrifando para as matérias que se aprendem na escola. Os Professores deveriam ser incentivados a cuidar dos alunos que se esforçam, que estão atentos, que querem trabalhar, que querem aprender e, acima de tudo, a elogiá-los por serem respeitadores das normas de conduta académica. Como já referi, hoje em dia os Professores perdem tempo com os alunos inúteis, abusadores, irresponsáveis, calões, preguiçosos, detentores de PEI's que não prevêem a reprovação, mas sim a continuação do incentivo à ignorância. De agora em diante, as coisas serão ainda mais difíceis para quem está na docência. É melhor pensarem em armar os desgraçados dos Professores de bordões, cajados, samarras, farnéis, cantis e cães para guadar os rebanhos de alunos que não têm o mínimo de respeito por quem está no professorado. É triste! Caminhamos para um Portugal cada vez mais ignorante, com menos valores culturais e sociais, em prol das estatísticas dos sucessivos governos. Quando é que os portugueses irão acordar desta inércia e ver que não podemos competir de igual forma com os restantes membros da união europeia, se a escola não for recolocada e vista como instrutora de saberes universais???? ACORDEM!!!! ESTES BADAMECOS DO GOVERNO FAZEM O QUE QUEREM DE NÓS!!!! SE NÃO HOUVER REVOLTA À SÉRIA, VÃO CONTINUAR A OLHAR PARA OS PORTUGUESES COMO OTÁRIOS.


De José antónio a 2 de Fevereiro de 2012 às 20:33
Até aqui os alunos reprovavam por faltas!!! Se não se portavam bem, poderiam reprovar.
A partir do próximo ano sabem que não vão reprovar por falta. Portanto está aberto o caminho fácil para a indisciplina de alunos que estão obrigados a estar na escola e não querem saber nada ... de estudar.

Sou Professor e sei bem, há mmmmmuuuuito tempo, o que irá acontecer! Professores a não aguentarem as aulas e a meterem atestados. Lembrem-se que basta 1 ou 2 ou 3 alunos numa sala para o ambiente se tornar explosivo!!

E mais não digo!!!...


De Anónimo a 3 de Fevereiro de 2012 às 11:55
Se não houver alunos,não há professores; pelo contrário, se houver mais alunos, haverá mais postos de trabalho. Lecionar a alunos interessados e trabalhadores não custa nada; a dificuldade é fazê-lo quando estes são indiferentes ou revoltados - cabe ao professor tentar mostrar-lhes o campo do conhecimento e da educação e levá-los até lá, em vez de os catalogar negativamente; qualquer pessoa pode fazer algo de positivo, desde que o caminho para lá chegar seja o adequado. Preocupa-me mais o nº de alunos por turma do que a sua idade. A indisciplina é muitas vezes derivada da ausência de perfil do professor, quer em termos psicossociais, quer cognitivos, à qual se podem acrescentar programas obsoletos e desinteressantes. Sei bem do que estou a falar, porque sou professor há mais de vinte anos, que se podem somar a outros tantos de experiência como aluno.
Paulo Sá, professor


De Margarida a 4 de Fevereiro de 2012 às 11:22
Se já tenho alunos no 7º ano de escolaridade que não querem andar na escola e que preferiam estar a trabalhar, como é que o Estado os conseguirá obrigar a andar lá mais 5 ou 6 anos, contra a sua vontade?
De realçar que estes alunos são normalmente os alunos que mais problemas provocam nas aulas e mais indisciplinados.
Como poderemos motivá-los??


De ASUS G73Jh SATA BD-ROM Blu-ray Combo Dri a 10 de Agosto de 2013 às 04:16
Thank author sharing.Are you still a bad drive for laptops and trouble? Can not find a place to buy a CD-ROM and painful? mydvddrives can resolve their problem for everyone, if you drive on the computer needs to be updated, you can go and see, there are many good products


De replique montre a 2 de Dezembro de 2013 às 15:51
C'est un très bon article, merci pour le partage, vous croyez? Alors, comment pensez-vous mydvddrives comme il? Je me sens bien, en particulier des gens de qui:


De http://hellnida.hatenablog.com/ a 21 de Novembro de 2015 às 04:58
Grande article


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds