01-11

“Comunidade Criativa na tua escola” é um concurso que assenta na produção de conteúdos educacionais em português

 

É já no arranque deste novo ano lectivo que a ASA, em parceria com o Sapo, o Meo, a TMN e o Pena Aventura Park, apresenta o concurso “Comunidade Criativa n@ tua Escola – um projecto de turma”.

 

A iniciativa visa a criação de uma comunidade online (comunidadeasa.kids.sapo.pt) que procura promover o desenvolvimento de trabalhos interactivos onde serão partilhados os projectos participantes. Os trabalhos poderão ser produzidos em formato vídeo ou Scratch.

 

 

O Scratch é um meio de programação criado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology, EUA) e pensado para crianças. É uma aplicação gratuita que permite à criança/aluno criar os seus próprios projectos animados, histórias interactivas, jogos e música, potenciando a sua criatividade, permitindo ainda a partilha online dessas criações. Foi adaptado para português, e para o computador Magalhães, pelo Sapo e pela PT Inovação, em colaboração com a universidade americana. Portugal foi o primeiro país no mundo a ter uma aplicação local do Scratch, um espaço on-line criado especificamente para a comunidade em português.

 

O objectivo deste concurso é motivar os alunos para o desenvolvimento de actividades e conteúdos de carácter criativo e educativo, desenvolver o espírito de equipa e o sentido de comunidade, com destaque para a utilização adequada de novas plataformas da WEB. O concurso destina-se a turmas do 2.º ciclo do Ensino Básico (5.º e 6.º anos de escolaridade) sob a orientação de um professor coordenador.

 

Estão cinco disciplinas/temas a concurso: Ciências da Natureza – A perda progressiva da biodiversidade em Portugal: desafios e soluções; História e Geografia de Portugal – A implantação da República: desafios do passado e do tempo presente; Inglês – Sing a Song!; Língua Portuguesa – Sobe ao palco!; Matemática – Matematic@r.

 

O prémio, para os vencedores de cada disciplina, contempla a Turma, o Professor e a Escola participantes.

Assim, os 5 trabalhos vencedores irão figurar em www.asa.pt; a escola receberá uma oferta de 500 euros em livros ASA; a turma terá direito a gozar um dia de actividades de desporto/aventura e a usufruir de 6 meses de internet grátis ou de cartão Moche. O professor será premiado com um telemóvel Nox.

 

Para fazer parte desta comunidade basta aceder a comunidadeasa.kids sapo.pt

 

 



publicado por Correio da Educação às 16:42
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

3 comentários:
De Website Development In Karachi a 25 de Janeiro de 2016 às 09:51
Such an interesting information has been looked at in this archive . For sharing this post would like to say extremely thanks to admin . Keep publishing wonderful news .


De gucci replica handbags a 15 de Março de 2016 às 02:26
afterwards annoying about

spending added than their budgets can handle!


De Whiteboard Animation Explainer a 28 de Julho de 2016 às 08:32
Well! This type of activity is useful for kids because in school they do any activity with joy rather than home or party. And technology is very important for, but doesn’t depend on our life they are trained in best way by which they can survive without.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds