14-05

 

 

* José Matias Alves

Neste tempo de turbulências, destruição de identidades, agregações forçadas, promessas salvadoras de mais exames será interessante rever o que dizem Stoll e Fink sobre as caraterísticas das escolas que desenvolvem processos sistemáticos de melhoria de processos e resultados educativos.

Como acontece de forma algo recorrente, há um decálogo de boas práticas indiciadoras desta dinâmica, a saber:

i) Nós sabemos para onde vamos. Esta partilha de visão e de metas a atingir é de grande relevância, pois não há vento favorável para quem não sabe para onde quer ir. E, no caso da escola, esta consensualização do horizonte, esta explicitação das metas cognitivas, emocionais, relacionais… que é preciso fazer os alunos alcançar é de vital importância, dado o número de intervenientes na ação educativa. Se isto se não consegue, o mais provável é a instituição da dinâmica da desconexão e da anarquia. A quase certeza do naufrágio.

 

ii) Nós precisamos de alcançar as metas, precisamos de garantir o sucesso. Esta noção de responsabilidade partilhada, esta convicção de que todos seremos capazes é um poderoso fator de realização da oportunidade.

iii) Nós trabalharemos de forma colaborativa para alcançar as metas visadas. Esta determinação (esta opção) por um modo de trabalho que aumenta as possibilidades de entendimento, de compreensão, e de eficácia da ação educativa revela uma disposição determinante de uma prática sistemática de melhoria.

iv) Nós podemos fazer melhor. Esta consciência da imperfeição, esta vontade de uma melhoria gradual e contínua é um atributo essencial das escolas que aprendem e um poderoso fator de desenvolvimento profissional e organizacional.

v) A aprendizagem implica toda a gente e de forma permanente. Para melhorar é preciso aprender sempre. Interpelar e interrogar: as rotinas, os problemas, as insuficiências.  E mesmo desaprender o que nos aliena, nos encerra e limita.

vi) Nós aprendemos tentando fazer qualquer coisa nova. Esta disposição para ensaiar novas soluções, para compreender os entraves e os problemas, para experimentar e avaliar novas respostas, para ver de outros pontos de vista é algo de fundamental para incrementar melhores processos e resultados educativos.

vii) Há sempre alguém disponível para ajudar e apoiar. Esta certeza do suporte e do apoio, a tolerância face ao erro (este incentivo até para errar e aprender) é algo de vital se queremos sobreviver aos cenários de turbulência e alta imprevisibilidade.

viii) Toda a gente tem alguma coisa para oferecer. Este clima de confiança, esta prática sistemática de dádiva, esta consideração e respeito mútuo, esta partilha são os ingrediente de uma comunidade aprendente em contínua melhoria.

ix) Nós podemos discutir as nossas diferenças. Isto é, o apelo à alteridade e à heterodoxia, ao pensamento divergente que aspira à construção de máximos denominadores comuns; o respeito pela autonomia individual, o saber que a diferença é o sal da terra é algo de essencial para a existência de uma dinâmica de melhoria.

x) Nós sentimo-nos bem connosco mesmos. Este sentimento de bem estar interior, a celebração do que de bom existe, esta proximidade, esta alegria de estar vivo e de ser autor de uma comunidade em contínuo desenvolvimento é também algo de essencial numa escola que quer sair do marasmo e do statu quo.

Estas dez características das escolas em processos de melhoria salientam a importância da proximidade, das emoções, dos sentimentos, dos compromissos, dos laços que constroem identidades  solidárias e proativas.
Não seria sensato induzir estas disposições e estas práticas?


* José Matias Alves é investigador, doutor em Educação e professor convidado da Universidade Católica Portuguesa.



publicado por Correio da Educação às 15:31
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

6 comentários:
De Book review writing services a 31 de Agosto de 2016 às 10:02
Learning or education is as essential part of us like food and water. It makes a human perfect an social. We help us to build our thoughts, ideas, aims and objectives of our life. We need a mindset to manage our living style and to learn new things from our surroundings.


De 5 weeks pregnant ultrasound a 15 de Julho de 2017 às 17:03
Learning or training is the fundamental piece of us like sustenance and water. It makes a flawless human social. We help to manufacture our contemplation, thoughts, points and targets of our life. We require an outlook to deal with our living style and to take in new things from our environment.


De Your Best Writers Website a 14 de Dezembro de 2016 às 06:55
Sounds good! That you can do better this alertness of defect, this desire for slow and continuous development is a necessary quality of learning schools and a influential factor of expert and organizational growth.


De news paper today in urdu a 15 de Julho de 2017 às 17:05
Good Morning you have done a brilliant job but you need to read this as well to add on some extra knowledge .


De sweet cute wallpapers a 9 de Agosto de 2017 às 22:10
A debt of gratitude is in order for your posting. I additionally trust that PCs become increasingly well known of late, and now are regularly the main kind of PC utilized as a part of a family unit.


De check cashing a 13 de Outubro de 2017 às 16:17
Are you looking to cash into a checking account, the total amount usually cannot be immediately accessed; there may be a waiting period for the check to clear? We are the company http://www.unitedcheckcashing.com providing you the best services about http://www.unitedcheckcashing.com within a short period. In USA you may find us everywhere, every city and 24/7. We really love to serve you the best things with 100% satisfactions.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds