11-06

 

 

* Teresa Martinho Marques


Não sei o que é o amor em educação.
Não consigo defini-lo com palavras simples.
Mas sei distinguir quem ama de quem não ama. Conheço os efeitos colaterais desse amor. E sei que não é preciso ser professor para transpirar essa paciência cheia de esperança do jardineiro.

Quando comecei a trabalhar com o Scratch na plataforma do MIT, surgiu por lá  o utilizador ffred a comentar os trabalhos dos alunos, apoiando, criticando, desafiando, estimulando. Podia ter qualquer idade, ser qualquer pesssoa, morar em qualquer canto do mundo. Dele conhecia o seu empenho e as suas palavras sábias dirigidas aos alunos. Faziam toda a diferença no trabalho das crianças que se habituaram a esperar essas palavras, a lê-las, a usá-las como referência.

 

 

O dia chegou em que descobrimos afinal que este senhor ffredera o Tenente Coronel Fernando Frederico, reformado do exército, ex-programador de CAD que vivia na Moita. Pai de uma professora da minha escola e avô de uma menina que acabou por ser minha aluna no ano seguinte. A primeira vez que o Avô Fred foi à nossa escola, e se apresentou aos meninos, foi um momento inesquecível. Havia um real para além do virtual. O Avô Fred era de carne e osso. Tinha um rosto, um sorriso grande  e uma energia inesgotável.


Desde aí  esteve sempre presente em todas as nossas caminhadas, em todos os nossos sonhos, em todos os nossos projetos.  Programa em Scratch como um mestre, ajuda-nos em todas as imensas tarefas do Centro de competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de  Setúbal, responsável pelo projeto EduScratch em parceria com a Direção-Geral da Educação (que apenas conta com uma professora e um coordenador para espalhar sementes pelo país fora – agora até mundo fora). É um voluntário persistente, incansável, sempre presente.  Vai a escolas, faz workshops, responde a dúvidas nos nossos fóruns, ajuda na tradução de documentos e recursos variados, comenta todos os novos projetos que aparecem no portal e desenvolve muito mais trabalho do que aquele que pode ser descrito aqui. Parece dotado de uma qualquer magia que amplia o seu tempo de forma infinita.


Todo ele é feito dádiva e em troca apenas recebe a satisfação de ver os frutos das sementes de generosidade que espalha por todos os solos, há já tanto tempo, sem nunca se cansar.  

Não sei o que é o amor em educação.
Não consigo defini-lo com palavras simples.
Mas sei onde ele mora sempre que olho para os sonhos e para a obra do Avô Fred.

Obrigada, Fred! Sem ti nunca teríamos chegado onde já chegámos.

* EB 2,3 de Azeitão e CCTIC – ESE/IPS: http://projectos.ese.ips.pt/cctic/ e http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/    



publicado por Correio da Educação às 14:59
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

7 comentários:
De Idalina Jorge a 11 de Junho de 2012 às 16:47
Um abraço grande, ao avô e à "neta".
IJ


De Teresa Marques a 11 de Junho de 2012 às 18:01
Beijinho, Idalina.
Saudades de um abraço graaaande !


De IC a 11 de Junho de 2012 às 17:03
Um grande abraço ao avô Fred. E um grande OBRIGADA pois, apesar de também eu ser avó, inculcou-me o "bichinho" do Scratch e ensinou-me a programar com ele.
E um grande beijinho à "neta" 3za.


De Teresa Marques a 11 de Junho de 2012 às 18:03
Oh Isabelinha , somos todos netos do Fred ! :) Um exemplo ímpar de entrega e empenho! Um orgulho e uma bênção poder tê-lo do nosso lado. :)
Beijinhos para ti


De goophone x7 a 21 de Maio de 2013 às 07:56
How do you feel the trading of electronic products in 1949, you will be a rich very very good content of this site?


De hublot replica a 19 de Fevereiro de 2016 às 07:34
Good weblog! I seriously enjoy the way it's quick on my personal eye as well as truth is well crafted. I will be wanting to know generate income may be advised if a fresh submit has been produced. I've bought on your feed which really should have the desired effect! Have a very nice day time!


De replica watches uk a 19 de Fevereiro de 2016 às 07:34
I'm also writing to let you be aware of what a excellent discovery my friend's princess gained checking the blog. She realized some details, including what it's like to possess an incredible helping mindset to get the rest without hassle know precisely a number of very confusing things. You truly did more than my expected results. Many thanks for imparting such beneficial, trusted, educational and also fun tips about the topic to Kate.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds