Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correio da Educação

Correio da Educação

«O bom ensino, especialmente aquele que envolve tecnologias em desenvolvimento, muitas vezes requer bons conselhos. Que surgem de seguida, com as três dicas propostas.

1. Faça uma planificação atempada

É preciso delinear uma estratégia consistente para implementar as novas tecnologias numa escola. E é fundamental que os professores estejam integrados nesse planeamento.

As escolas têm que, acima de tudo, de ponderar como será usada a tecnologia, que tecnologia será usada, e como irá contribuir para uma melhor gestão do tempo.

2. Tente algo novo

Substituir um material utilizado pela tecnologia não chega. Inove, faça com que os novos meios acrescentem algo aos alunos, mas, claro, sem esquecer os seus objetivos iniciais.

3.Torne-se um designer do ensino

Com o avanço da tecnologia, também os professores têm de evoluir.
Bob Wise defende que "nos últimos 100 anos, os professores têm sido essencialmente os 'sábios em palco' – os únicos pontos de acesso ao conhecimento. Mas agora são mais parecidos com designers, já que podem escolher e desenvolver os tipos de conteúdos a que os seus alunos têm acesso e que tecnologias devem usar”.

Além disso, Wise advoga que os professores agora têm formas mais rápidas de avaliar os resultados dos seus alunos: “os professores agora têm ferramentas que lhes permitem perceber que este aluno precisa desta ajuda particular e aquele outro aluno precisa de um tipo de apoio diferente.”»

 

(Tradução adaptada do artigo de Laura McMullen, 3 Tips on Integrating Technology in the Classroom. Publicado originalmente em http://manualescolar2.0.sebenta.pt

5 comentários

Comentar post