22-10

 

 

* José Matias Alves

Com este título, o jornal Público, no suplemento dedicado ao Ranking das escolas (13 de outubro, 2012) sublinhava o copo meio vazio. Se metade das escolas ficaram abaixo, a outra metade ficou no valor ou acima do esperado pelo efeito da conjugação das variáveis habilitações médias dos pais, profissões dos pais, escalão A da ação social escolar.
Não vamos aqui discutir o conceito de valor esperado, na sua validade e fiabilidade. Vamos admitir que as possui a nível do suficiente para ser uma medida útil.
 A questão que nos interessa é tentar perceber, mantendo controladas variáveis de contexto,  que fatores geram esse resultado.
Enunciemos algumas hipóteses que terão tanto maior poder explicativo quanto mais se conjugarem entre si:

 

 

i) A dimensão da escola
Todos os estudos tendem a afirmar a existência de uma correlação positiva entre a dimensão e a qualidade dos processos e dos resultados educativos. Escolas sobredimensionadas, com milhares de alunos e centenas de professores, dispersas por várias instalações terão dificuldade em ir além do esperado. As políticas das agregações de escolas vão provar o que valem quando no próximo ano se puder considerar esta variável. Muitas mais ficarão abaixo pelo efeito de despersonalização e de distância. Também não será por acaso que as escolas privadas têm uma dimensão bastante mais baixa que as estatais e apresentam em regra melhores resultados (embora sejam de considerar outros fatores mais poderosos).

ii) A liderança de topo e a sua relação com as lideranças intermédias
Como é óbvio, um modo transformador e inspirador de exercer a liderança na organização e a relação que essa liderança estabelece com as lideranças intermédias só pode conduzir a um elevar das possibilidades de sucesso. Gerar dinâmicas de capacitação, empowerment, mobilização e compromisso só pode fazer a diferença positiva.

iii) A relação escola-família
Uma relação próxima e atenta, clara e exigente que tem o poder de comprometer os pais no processo educativo é outra variável a reter para a explicação dos resultados.

iv) O clima de escola e de sala de aula
O sentimento de bem-estar e segurança, o sentir-se membro de uma organização, o ambiente de trabalho e de exigência, a relação pedagógica que exige o máximo de cada um e está atenta às especificidades de cada ser é um ingrediente fundamental a reter.

v) O efeito professor
Os resultados dependem das variáveis de contexto – e neste quadro as habilitações da mãe são muito relevantes, fator que não foi isolado -, mas sobretudo da disposição do aluno e da ação do professor – dos professores (quanto mais alicerçada numa lógica de cooperação melhor) - e podem situar claramente a escola num valor muito além do esperado. E sendo esta uma das variáveis centrais, seria bom estudar que efeitos terão nos resultados escolares as políticas de privação que se têm vindo a seguir nos últimos anos.

Outras variáveis poderiam ser convocadas, designadamente, as relacionadas com o apoio ao ensino e a focalização na aprendizagem dos alunos. Mas fica para outro momento.

 

* José Matias Alves é investigador, doutor em Educação e professor convidado da Universidade Católica Portuguesa.



publicado por Correio da Educação às 15:00
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

18 comentários:
De Hermínio Alexandre R. da Cunha Marques a 10 de Novembro de 2012 às 15:09
Um dos grandes problemas dos Teóricos da Educação é que "arranjam" uma quantidade de premissas que por definição nada traduzem as realidades das escolas. No ano anterior o Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal foi a primeira escola a nível nacional na disciplina de Português no Exame Nacional do 12 ano. Este ano "desceu" quase 300 lugares! O corpo docente é o mesmo, o projeto educativo é o mesmo, o diretor é o mesmo, o número de alunos é aproximado, os alunos não são os mesmos. Isto é como os vinhos, (nós estamos no coração de uma das melhores regiões vinícolas do país, a região do Dão) existem anos de boas colheitas e outros de más. Quanto ao ensino particular e cooperativo, sejamos claros, as "cepas" são sempre boas pois são escolhidas criteriosamente. Isto é simples, quando se tem os alunos que se querem, os professores que se querem, os resultados são os que se esperam. Não perceber isto é não perder poucos minutos a pensar!
Termino dizendo que há mais vida nas escolas para além dos rankings, comecemos a compreender isto e teremos escolas muito mais felizes e militantes.
Hermínio Alexandre Ribeiro da Cunha Marques
Diretor do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e antigo Presidente da Assembleia Geral da Associação de Professores de Matemática.


De JMA a 20 de Novembro de 2012 às 17:24
Ficamos a saber que a "cepas" do ano passado eram boas; as deste ano nem por isso! Esta é a "realidade" que os "teóricos da educação" não veem. Assim sendo, se é tudo uma questão de cepas, bem podem os directores, coordenadores, diretores de turma deixarem de existir. São inúteis porque está tudo pré-determinado.
A realidade seria muito mais fácil se fosse assim. Mas felizmente que o não é.


De thl phones a 9 de Junho de 2014 às 11:25
There are so many aspects to this, and you have opened up another train of thought for me to examine. Thank you for your insight.


De led holiday lights wholesale a 20 de Maio de 2015 às 08:09
nice post, I can see your point, it's very different from others, good work, thanks for sharing, please keep updating.


De mcdonalds toy factory a 20 de Maio de 2015 às 08:24
this is very useful to me,I totally agree with your point, you are a good writer, may I ask you to write something for my no matter you take it or not, thank you for your post.


De cell phone replacement parts a 25 de Agosto de 2015 às 10:23
nice work, I can see your point, I can't agree with you more! By the way my iPhone screen need repair,I found replacement part on net, do you know other better store?


De touch screen lcd a 25 de Agosto de 2015 às 10:42
nice work, I can see your point, I can't agree with you more! By the way my iPhone screen need repair,I found replacement part on net, do you know other better store?


De cvc a 11 de Março de 2013 às 23:07
Faço das palavras do Hermínio as minhas. Tenho 2 filhos e a educação caminha de mal a pior.

Maria Joaquina, brasileira e mãe.


De bonus casino a 17 de Abril de 2013 às 20:31
O que um belo post. Interessante e esclarecedor, muito pessoal e muito bem escrito. Obrigado.


De decolar a 31 de Outubro de 2013 às 21:33
Eu achei que as coisas agora para o sinal do ano melhoraram.

Alfred.


De www.irepliquemontresluxe.com a 13 de Maio de 2015 às 07:52
Classement - La moitié des lycées publics étaient en deçà des attentes


De http://usanto.hatenablog.com/ a 21 de Novembro de 2015 às 04:41
Isto é muito útil para mim, eu concordo totalmente com seu ponto de vista, você é um bom escritor, peço para escrever algo para o meu problema nenhum que você tomá-lo ou não, obrigado pelo seu post.


De https://www.rebelmouse.com/alamirah/ a 21 de Novembro de 2015 às 04:48
Hell Admin ! I fell that I am very lucky person because I always get that subject which needs me more and today it has proved about it . Because you cannot imagine I was searching similar this topic and after some searches I reached on your site. I like to say for your article is very good plus whatever points you told in this archive really informative . Awesome work you have done after writing this content .


De http://noahpark.drupalgardens.com/blog a 21 de Novembro de 2015 às 04:52
Isto é muito útil para mim, eu concordo totalmente com seu ponto de vista, você é um bom escritor, peço para escrever algo para o meu problema nenhum que você tomá-lo ou não, obrigado pelo seu post.


De order homework help a 25 de Julho de 2016 às 09:38
I fell that I am extremely fortunate individual since I generally understand that subject which needs me increasingly and today it has demonstrated about it. Since you can't envision I was looking comparative this theme and after some quests I came to on your site. I jump at the chance to say for your article is great in addition to whatever focuses you told in this document truly instructive. Marvelous work you have done in the wake of composing this substance.


De buy admission essays a 30 de Agosto de 2016 às 09:41
Yes half of the public schools are in below expectations. The school family relationship is the unavoidable part in education. Parents have an important role in students education.Inproper relationship cause poor expectations. School size is also a reason for below expectations.


De dissertation writing service reviews a 4 de Outubro de 2016 às 12:20
Schools and education plays a vital role in every one's life. You know public schools are below expectations and now a days people are go along with private school. Lack of basic requirements and facility is the main reason of this destruction.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds