12-11

 

* José Matias Alves

 

A escola é hoje um lugar fragilizado pelo excesso de mandatos onde as promessas educativas têm muita dificuldade em cumprir-se. As promessas de realização pessoal, de integração ativa na sociedade, de preparação para uma vida profissional, de mobilidade social ascendente estão muito mais ameaçadas pelo signo do incumprimento.

 

E, no entanto, a escola é esse lugar da esperança residual. Lugar de afetos e angústias, lugar de solidões, convivialidades e cumplicidades. Lugar paradoxal de sofrimento, resignação e alegrias. Das pequenas alegrias que nos fazem acreditar que, apesar de tudo (isto é, do peso das normas, da anquilose das estruturas, das derivas políticas e económicas), há utopias que se vão podendo realizar, há o azul que se (re)descobre por detrás dos horizontes sombrios. E há práticas de promoção de sucesso que nos fazem acreditar na possibilidade de outro futuro.

 

A escola é quase o único lugar social do acolhimento sereno e cuidado, do conhecimento que emancipa e liberta, da relação que nos faz reconhecer na nossa humanidade compassiva.

 

Nesta turbulência que tudo varre, na precariedade institucional das suas finalidades e funções, na incerteza e na ambiguidade que tudo assolam, a escola continua a ser um porto de abrigo e um cais de esperança para muitos milhares de portugueses.

 

Por isso, deverá merecer um olhar cuidado por parte de todos os poderes. Porque sem ela a vida social seria impossível e a guerra de todos contra todos seria uma trágica realidade. E esta imprescindibilidade da escola significa também a imprescindibilidade dos professores. Há uma dívida de gratidão e de reconhecimento que vai sendo tempo de começar a pagar. Há uma política de apoio que terá de ser incrementada sob pena de se desenhar o desastre. E há um sentimento de urgência que seria bom tornar eficaz e real.

 

* José Matias Alves é investigador, doutor em Educação e professor convidado da Universidade Católica Portuguesa.

 



publicado por Correio da Educação às 15:00
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

7 comentários:
De Paula a 23 de Novembro de 2012 às 17:10
A escola deveria ser um lugar único, e já o foi mais, mas agora está quase esvaziada de esperança e de sucessos. Está mais cheia da frieza e da angústia das contas, dos cálculos, das metas e dos "rankings". Não sou particularmente fã da expressão "promoção de sucesso", embora saiba que isso é "politicamente correto" esperar-se da escola. Apenas isso: as metas e outras contas que nunca deveriam fazer-se quando se trata de Educação.
O que significa o "sucesso" em Educação? Podemos ter "boas notas" e ter atingido as "metas de sucesso", mas seremos realmente felizes? Teremos mesmo atingido a realização pessoal e a integração activa dos nossos alunos na sociedade?
Sim, também acredito no "porto de abrigo" e no "cais de esperança", mas é preciso mudar-lhes o rumo para um lugar mais luminoso e mais cheio de calor humano.


De Term Paper Writing Services a 25 de Abril de 2016 às 13:12
You are completely right about the educational institutions' purposes and functions ambiguity existing these days. In schools especially.


De gucci replica a 13 de Setembro de 2016 às 11:55
José Matias Alves é investigador, doutor em Educação e professor convidado da Universidade Católica Portuguesa.


De Spotify for iOS a 15 de Abril de 2017 às 12:49
Spotify brought about a great gift for all the music lovers online


De hero alam a 4 de Julho de 2017 às 10:26
Cartoon HD app (https://appspopo.com/cartoon-hd/)
ShowBox APK (https://showbox.ooo/)
nox app player (https://appspopo.com/nox-app-player/)


De free movie websites a 31 de Agosto de 2017 às 12:52
Watching movies either in theater/ on PC/ on Android devices gives great entertainment to movie lovers


De Pay to Do my Essay a 22 de Novembro de 2017 às 08:05
School is this place of leftover expectation. Place of affections and nerves, place of isolation sociability and complexities. An incomprehensible place of misery, renunciation and delight of the little delights that influence us to trust that regardless of everything that is the heaviness of standards, the investigation of structures, political and financial floats there are utopias that can be acknowledged there is the blue that is behind dull skylines and there are effective advancement hones that influence us to have faith in the likelihood of another future.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds