Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correio da Educação

Correio da Educação

O Correio da Educação nasceu em maio de 1999, ainda em papel, distribuído por todas as escolas do Ensino Básico e Secundário do país.
O mundo em que o CE apareceu era muito diferente do mundo de hoje: a internet quase só existia em empresas e instituições, ainda não havia o euro, os mass media predominantes eram os jornais impressos e a televisão, a A1 era a única autoestrada completa no país. Também a educação era muito diferente: o ministro da Educação era Marçal Grilo, a escolaridade obrigatória ia até ao 9.º ano, não existia a figura dos diretores de escola, nem dos professores titulares, nem a questão da avaliação docente se colocava.


Nestes quase 14 anos muita coisa mudou. A internet disseminou-se, surgiram os blogues, as redes sociais; os media transferiram-se para a net. No plano da educação, passaram oito responsáveis da pasta; surgiram os manuais digitais; muitos professores viram as suas responsabilidades e encargos na escola aumentar, ao passo que outros viram-se arredados da escola.


Com a mudança dos tempos, também o CE se foi adaptando: passou a ter uma versão PDF em conjunto com a edição em papel, mais tarde surgiu ainda uma newsletter eletrónica, posteriormente complementada com um blogue.


Hoje, sob a forma de blogue e de newsletter, chega a milhares de professores, que complementam a informação do CE com a informação de jornais, blogues e fóruns online.


No entanto, o processo de reflexão de que o Correio da Educação é alvo constante levou-nos a admitir que o seu formato está desatualizado. Hoje os professores têm dezenas de fontes de informação e meios para exprimirem as suas preocupações, e pelo contrário, sentem cada vez mais dificuldade em obter material que seja adequado às suas necessidades específicas, que os ajude nas circunstâncias cada vez mais complexas da sua profissão. Por isso, foi necessário optar por uma mudança de rumo.


Queremos criar meios para fazer chegar aos professores a informação de que cada um  precisa, no momento em que dela precisa. Queremos que essa informação os ajude no seu dia a dia. É nisso que queremos apostar.


O Correio da Educação é uma das publicações pedagógicas mais duradouras a nível nacional e teve um papel importante de comunicação e difusão de ideias entre os professores. Sentimos, porém, que está na hora de propor novas formas de comunicar.


Agradecemos a confiança e a atenção que o Correio da Educação despertou em cada um ao longo destes anos e fazemos votos de um até breve.

97 comentários

Comentar post

Pág. 1/9