29-04

O Círculo de Leitores e a Temas e Debates apresentarão

 

Mitos, Mundos e Medos

O céu na poesia portuguesa

da tradição popular ao século xx

 

da autoria de Joaquim Fernandes, no dia 9 de Abril, pelas 18.30 horas, no centro Comercial Dolce Vita no Porto.

 

O livro, com Prefácio de Manuel António Pina, foi apresentado por Salvato Trigo, Reitor da Universidade Fernando Pessoa.


“Joaquim Fernandes conduz o leitor não só ao longo de lugares selectos da presença (mítica, filosófica, científica) das realidades astronómicas na tradição popular e na literatura poética, ingénua ou ‘erudita’, portuguesas mas também ao longo do convulso percurso do conhecimento científico e das rupturas por ele sucessivamente produzidas na nossa percepção do Universo e de nós mesmos. O que, para alguém, como este prefaciador, curioso tanto do Céu como da Poesia, fica no final da viagem é principalmente um estimulante sobressalto acerca das relações (de ‘enlace’ fala Joaquim Fernandes na Introdução) entre a criação poética e a criação científica”.

 

António Manuel Pina, do “Prefácio”.

 

 

“A nossa retrospectiva recupera alguns tópicos de uma mitologia popular enraizada no tempo profundo, pontilhada de superstições, conjuras e ritos associados aos corpos celestes, passando pela descoberta de um novo céu e uma nova astronomia, já reconhecidos, por exemplo, pelo nosso bem informado Camões, na viragem do Renascimento, graças aos trabalhos notáveis de Pedro Nunes; percorremos depois a galeria dos poetas da Arcádia, dos pré-românticos, românticos, simbolistas e demais sensibilidades do século XIX, em retratos ora mais científicos ora mais líricos do firmamento e do céu, para nos determos na atribulada recepção popular ao cometa de Halley, na Primavera de 1910, em Portugal”.

 

Joaquim Fernandes, da “Introdução”.



publicado por Correio da Educação às 01:35
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

3 comentários:
De cursosdesaude a 2 de Maio de 2010 às 22:51
Olá (:
Nós somos alunas do 12º ano da área de ciências e tecnologias e este ano decidimos, no âmbito da disciplina de área de projecto, realizar um trabalho acerca dos cursos existentes na área de saúde. Como produto final escolhemos realizar um blog para podermos disponibilizar de forma fácil informação relativa aos diferentes cursos desta área para todas as pessoas que tenham duvidas ou que estejam indecisas quanto á escolha do curso. Gostávamos de te pedir que divulgasses o nosso blog porque a algumas das pessoas que seguem o teu blog pode interessar este assunto.
Obrigada desde já (:
http://cursosdesaude.blogs.sapo.pt/


De Cheap iphone 5 a 28 de Janeiro de 2013 às 01:09
Buy apple iPhone from here cheapest price,free shipping let you feel Cheap iphone 5 s charm!


De iphone 5 lcd a 20 de Fevereiro de 2013 às 01:44
One of the worst things that could happen to an iPhone is a damaged or broken LCD screen. Being that this cell phone is based solely from on-screen interaction, it can be rendered useless until fixed. Many people assume it is too expensive to fix an iPhone with a broken display screen, but the total cost for Apple iPhone LCD screen repair does not even come close to purchasing a new iphone 5 lcd.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds