06-12

Um geneticista da Universidade de Stanford, nos EUA, refere que o ser humano passou por mutações genéticas que resultaram na perda de capacidade intelectual ao longo dos milénios. Segundo Gerald Cabtree, o cérebro humano precisa de milhares de genes para ser formado e simples alterações podem causar grandes problemas no processo de assimilação de conhecimento.
O cientista que lidera um laboratório de genética salientou num estudo – intitulado «O nosso frágil intelecto», publicado na «Trends in Genetics» – que a inteligência humana atingiu seu ápice há milhares de anos, e tem diminuído desde então, porque a vida tem sido simplificado ao longo dos anos. (Ciência Hoje)



publicado por Correio da Educação às 15:00
link do post | comentar | ver comentários (156) | adicionar aos favoritos

O montante das verbas destinadas às escolas básicas inseridas nos chamados territórios educativos de intervenção prioritária vai quadruplicar já este ano letivo.
A Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Potencial Humano indicou que as escolas TEIP vão contar com 180 milhões de euros durante os anos letivos de 2012/2013 e 2013/2014. Em 2010/2011, o orçamento deste programa ficou-se nos 40 milhões de euros.
Este projeto, lançado em 1997, conta atualmente com 104 agrupamentos, a que se irão juntar agora outros 33 na sequência da abertura do 3.º programa TEIP em setembro passado. (Público)


tags:

publicado por Correio da Educação às 10:00
link do post | comentar | ver comentários (21) | adicionar aos favoritos

05-12

 

* Teresa Martinho Marques

Sim, eu sei. Tempos difíceis.


Mas não poderemos virar costas a perguntas e a reflexões que são importantes, mesmo que não pareçam prioritárias.


Os Magalhães ― que nas mãos certas, nas escolas certas, com os professores certos, em projetos nacionais e internacionais e iniciativas louváveis/formação por parte da Equipa de Recursos Tecnológicos Educativos e respetivos Centros de Competência TIC espalhados pelo país, têm sido fonte de muita inovação de práticas em contexto de sala de aula ― vão desaparecer. Chegará o dia em que os últimos alunos que os têm ainda na sua posse os levarão consigo e não regressarão. Vai ser já no final do próximo ano letivo que o adeus definitivo acontecerá. O adeus gradual já está a acontecer: os alunos de 1.º e 2.º ano vivem sem eles em muitas escolas que também não tinham/têm equipamento próprio em quantidade e qualidade suficientes para permitir um trabalho regular, eficaz, mais individualizado e consistente no 1.º ciclo e pré-escolar (não esqueçamos que estão em vigor há dois anos metas TIC transversais a todos os ciclos de ensino, incluindo o pré-escolar, e que os computadores não são um luxo, mas uma ferramenta do currículo nacional).

 

 

* EB 2,3 de Azeitão e CCTIC – ESE/IPS: http://projectos.ese.ips.pt/cctic/ e http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/    



publicado por Correio da Educação às 15:00
link do post | comentar | ver comentários (43) | adicionar aos favoritos

Numa circular enviada às escolas, o MEC informa que os docentes abrangidos pela obrigatoriedade da observação de aulas poderão realizá-la no próximo ano letivo e não já neste, como se encontrava estipulado. Mesmo que esta só se concretize no próximo ano letivo, os docentes terão de requerer a observação de aulas até ao final deste mês.
A observação de aulas por um avaliador externo é obrigatória para os professores que estão no primeiro ano da sua atividade, para os que estejam nos 2.º e 4.º escalões da carreira docente, para os que se candidatam a um "excelente" ou que tenham tido a menção de "insuficiente" na última avaliação. Estes últimos não poderão adiar o período de observação de aulas. (Público)



tags:

publicado por Correio da Educação às 10:00
link do post | comentar | ver comentários (28) | adicionar aos favoritos

30-11

Salman Khan fala sobre como e por que razão criou uma série de vídeos educativos que oferece formação curricular completa e apela a uma revolução dos métodos pedagógicos.

 



publicado por Correio da Educação às 15:00
link do post | comentar | ver comentários (30) | adicionar aos favoritos

Pedro Passos Coelho reconheceu numa entrevista que haverá mais cortes nas prestações sociais, na Educação e na Saúde, bem como nos salários da Função Pública. O primeiro-ministro assumiu que a reforma do Estado implica um corte definitivo de quatro mil milhões de euros e deve começar pela Educação, onde há menos entraves na Constituição, abrindo assim caminho ao fim da escola gratuita e à introdução de um sistema de co-pagamento. (CM)


tags:

publicado por Correio da Educação às 10:00
link do post | comentar | ver comentários (26) | adicionar aos favoritos

29-11

* Rosa Silva

 

«A língua que nos une também pode ser a língua que nos separa» foi uma das frases proferidas pela jornalista Leonor Xavier, no salão nobre do Teatro Dona Maria II, dia 6 último. Deu alguns exemplos. A palavra «canalizador» é, para nós, aquele que repara a canalização, mas para o carioca do Rio de Janeiro é um bombeiro. E citou João Cabral: «Nós com 20 palavras fazíamos um poema.»

 

Com graça própria e simplicidade experimentada, Leonor, também escritora, lembrou alguns grandes nomes de portugueses e brasileiros ligados pela cumplicidade fraterna luso-brasileira: Agostinho da Silva (que chegou a entrevistar), António Alçada Baptista, Millôr Fernandes, Vitorino Nemésio (e o seu Violão do Morro)…

 

 

 

* Docente do Ensino Secundário



publicado por Correio da Educação às 15:00
link do post | comentar | ver comentários (15) | adicionar aos favoritos

O objetivo desta 3.ª Competição Internacional do ISLP (Projeto Internacional de Literacia Estatística) é o de promover a Literacia Estatística entre alunos e professores em todo o mundo, para desenvolver os recursos desta área e reunir todos os cidadãos em torno da literacia estatística em cada país e no mundo.

 

O tema da 3.ª Competição é a Agricultura, propondo-se que os alunos façam um poster sobre uma investigação estatística na área com o apoio dos professores de Matemática e de Ciências da Natureza.

 

As inscrições estão já abertas, devendo os posters ser submetidos até 8 de março de 2013.

 

As regras e instruções podem ser consultadas em http://www.stat.auckland.ac.nz/~iase/islp/competition-second.

 

 


tags:

publicado por Correio da Educação às 10:00
link do post | comentar | ver comentários (15) | adicionar aos favoritos

28-11

Encontram-se disponíveis online doze livros de Camilo Castelo Branco, digitalizados a partir de edições que pertencem ao espólio da Biblioteca Nacional, a qual se associou à semana promovida no Centro Cultural de Belém em torno da comemoração do 150.º aniversário de Amor de Perdição.

As obras são A Brazileira de Prazins, A Morgada de Romariz, A Sereia, A Viúva do Enforcado, Amor de Perdição, Amor de Salvação, Aventuras de Bazílio Fernandes Enxertado, Gracejos que Matam, Lucta de Gigantes, Maria Moysés, O Esqueleto, Sentimentalismo e História, e podem ser descarregadas a partir do sítio DN Artes.



publicado por Correio da Educação às 15:00
link do post | comentar | ver comentários (22) | adicionar aos favoritos

A Direção-Geral da Educação, em colaboração com a Direção Regional de Educação do Centro, vai promover, no próximo dia 30 de novembro de 2012, no auditório da Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, o Encontro Regional, no âmbito da Promoção e Educação para a Saúde.

Este encontro tem por objetivo central dinamizar e reforçar o trabalho desenvolvido sobre esta área na escola e destina-se a todos os professores e diretores de escola/agrupamento e a outros técnicos que trabalhem na escola na área da educação para a saúde. O trabalho que irá ser desenvolvido terá o formato de workshops sobre as áreas de Educação alimentar, Prevenção do consumo de substâncias psicoativas, Educação sexual, Saúde mental e prevenção da violência em meio escolar.

A inscrição pode realizar-se em http://area.dge.mec.pt/rpes.


tags:

publicado por Correio da Educação às 10:00
link do post | comentar | ver comentários (18) | adicionar aos favoritos


CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds