Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correio da Educação

Correio da Educação

21 Set, 2009

Existir e Ser

Temas de Filosofia e Espiritualidade - Maria de Lourdes Sirgado Ganho

 

Maria de Lourdes Sirgado Ganho é professora na Universidade Católica Portuguesa. Como investigadora, pensadora e conferencista tem estudado e publicado reflexões sobre temas e autores vários, de que se destacam os dedicados às filosofias portuguesa, francesa e italiana, bem como à poesia e espiritualidade, esta última, sobretudo, de matriz franciscana.

Nesta obra estão reunidos alguns dos seus estudos dispersos, considerados pela autora significativos do seu percurso filosófico e, portanto, em sintonia com outras obras já publicadas. Relativamente a estas últimas destacamos: Existência e Transcendência em Gabriel Marcel, 1984 (tese de mestrado com reedição na revista Itinerarium); Consciência e Intersubjectividade em Jean Nabert, 1996 (tese de doutoramento com reedição na INCM, 2002); O Essencial sobre Santo António de Lisboa, INCM; O Essencial sobre Delfim Santos, INCM; O Essencial sobre Francisco de Holanda, INCM; Acerca do Pensamento de Giovanni Pico della Mirandola, e tradução de Discurso sobre a Dignidade do Homem, Edições 70; Opúsculos Morais de São  Martinho de Dume (Introdução e tradução, em colaboração,) INCM.

Neste livro, um percurso filosófico é traçado, a partir das suas preocupações centrais, em que o discurso filosófico dialoga com o poético e científico, salientando-se a dimensão antropológica e metafísica de recorte existencial e hermenêutico.

 

Lisboa, INCM, 2009.

 

13 comentários

Comentar post