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Correio da Educação

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* Maria José Cunha

 


O nosso artigo visa analisar a relação existente entre a literatura infantil e as técnicas de animação educativa. Nesta relação dual, com vista ao desenvolvimento integral da criança, nele se incluindo o cultural, o linguístico, o pessoal e social da criança, as histórias dramatizadas são instrumentos de criatividade e estímulo permanente ao indivíduo. É que o ouvir contar histórias de forma animada é uma experiência gratificante para a criança, que, dessa forma, interioriza melhor as personagens, as histórias que ouve, as atitudes e valores que elas lhe transmitem. Esta relação ajudará a que no futuro ela adquira uma postura mais adequada perante o livro, ganhe uma maior propensão para a compreensão das histórias escritas e tenha uma atitude pró-activa face aos desafios que lhe serão colocados ao longo da vida. (Leitura integral)

 

* Maria José dos Santos Cunha é doutorada em Ciências da Educação e Professora Auxiliar da UTAD, destacando-se das suas publicações as obras seguintes: Expressão Dramática. Práticas educativas, Ousadias, 2009; Animação. Desenvolvimento Pessoal e Social. Formação e Práticas Teatrais, Ousadias, 2009; Animação Sociocultural na Terceira Idade. Recurso Educativo de Intervenção, Ousadias, 2009.

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