23-02

* Por Inês Silva

 

E o que acontece sempre que os salários dos gestores públicos são trazidos à praça da classe trabalhadora (não se pode dizer pública porque deixou de o ser há muito) é simplesmente isto: alguém no Parlamento levanta a questão e é imediatamente acusado de ter contribuído para a soma avultada que agora contesta. Resultado: tudo fica como está. Entretanto, a imprensa dá a notícia e convida para os noticiários comentadores que justificam tais quantias, dizendo que, se esta gente não for apaparicada por todos nós, ela vai para o estrangeiro ou para o privado.
E porque não a deixamos ir?
Não, não, nem pensar. Ela dá a ganhar muitos milhões de euros ao Estado.
Ah, sim… e onde estão esses milhões?
No Estado.
Mas o Estado somos nós. E nós estamos falidos, certo?
Certo. O diálogo sem fim à vista morre aqui.
O Estado está falido, porque não se sabe governar a si próprio, daí continuarem milhares de portugueses a descontar para pagar tanto aos catalogados de melhores do país – os que mais se esforçam pelos famosos lucros das empresas públicas. No fundo, os salvadores da pátria; os insubstituíveis, cujos cargos mais ninguém, com menor salário e sem chantagear o país de que se vai embora, consegue desempenhar; os que têm um QI acima da média, desenvolvido por muitos professores que veem agora os seus salários a serem reduzidos e os seus lugares nas escolas a diminuírem, só para que não se deixe estas crianças, agora adultas, tão esforçadas e tão inteligentes, sentirem uma dificuldade no seu percurso de vida, que seria ganhar menos, muito menos, porque o país não pode pagar tanto.
A diferença entre um gestor e um professor é, de facto, muito grande. Reside no salário. Reside no bom senso. Reside no espírito de sacrifício. Reside no bem que procura fazer aos outros e à comunidade onde está inserido. Reside no que entende por Estado. Não se acha o mais especial. Não é o melhor. É simplesmente um entre muitos. Comete erros todos os dias. Muitos. E o maior que o professor pode cometer é o de não ensinar o indivíduo a trabalhar para o bem comum.
Há que corrigir o erro no futuro, já que filho criado, trabalho redobrado.


Os acontecimentos da educação, que têm sido noticiados nos últimos tempos, relacionam-se, sobretudo, com a forma como o governo tem conduzido a sua ação governativa, assente em questões financeiras, que se traduziram nos cortes dos salários dos professores do ensino público e nos despedimentos dos do ensino particular e cooperativo. O desequilíbrio na profissão de docente é notícia. E é notícia séria, para levar a sério.
A sério deveria também ser levada a notícia sobre os salários dos gestores trazida a lume recentemente, que, aliás, não é de hoje. Lembro-me de, há um tempo atrás, ter ouvido qualquer coisa semelhante. Não me lembro dos valores revelados. Lembro-me simplesmente de ter ficado atónita perante a inércia de todos, tal como aconteceu agora.

 

* Inês Silva - Doutora em Linguística (Sociolinguística). Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Santarém. Tem realizado estudos sobre a escrita dos alunos. É autora de várias publicações de caráter didático e de caráter linguístico. Na ficção, publicou o romance: A Casa das Heras.



publicado por Correio da Educação às 11:49
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

13 comentários:
De Mobdro For android a 24 de Julho de 2017 às 07:44
Mobdro Apk download for Android both Premium and Free version.Tutorial how to download latest Mobdro Apk (App) 2016 & install Mobdro for Android smartphone or tablets to enjoy free video streams & live TV shows.


De JSC Result Marksheet a 30 de Julho de 2019 às 21:22
Losing weight or weight reduction is a hot topic nowadays. I am sure that these tips provided will great help for people looking to reduce weight especially persons like me.


De garage door repair TX a 19 de Agosto de 2019 às 10:06
You guardians do an astounding web diary, and have some unfathomable substance. Continue doing extraordinary.


De locksmith Salt Lake City UT a 19 de Agosto de 2019 às 15:24
I'm constantly searching on the internet for posts that will help me. Too much is clearly to learn about this. I believe you created good quality items in Functions also. Keep working, congrats!


De coin operated laundry near me a 19 de Agosto de 2019 às 15:29
Always so interesting to visit your site.What a great info, thank you for sharing. this will help me so much in my learning


De Kitsap County criminal defense lawyer a 19 de Agosto de 2019 às 15:33
I have looked couple of days and discovered some spellbinding formed work on it. In any case, it is the best of all.


De DUI lawyer Seattle a 19 de Agosto de 2019 às 15:37
A very awesome blog post. We are really grateful for your blog post. You will find a lot of approaches after visiting your post. I was exactly searching for. Thanks for such post and please keep it up. Great work


De voyance amour gratuite a 7 de Setembro de 2019 às 10:03
I am come here first time, i find the perfect article. Thanks for sharing interesting and informative post.


De water ionizer a 26 de Setembro de 2019 às 15:10
It is an extraordinary site.. The Design looks great.. Continue working like that!.


De frases a 27 de Setembro de 2019 às 18:35
Your post is very helpful to get some effective tips to reduce weight properly. You have shared various nice photos of the same. I would like to thank you for sharing these tips. Surely I will try this at home. Keep updating more simple tips like this.


De imran ahmedmyofascial release a 28 de Setembro de 2019 às 20:03
I'm constantly searching the internet for posts that will help me. Too much is clearly to learn about this. I believe you created good quality items in Functions as well. Keep working, congrats!


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds