27-06

 

* Teresa Martinho Marques



O trabalho continuado de investigação e aperfeiçoamento das linguagens e ambientes de programação para jovens (LOGO, nos anos 80), desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology, produziu a ferramenta Scratch ‐ um ambiente gráfico de programação inovador, divulgado publicamente apenas em Maio de 2007, que permite trabalhar cooperativamente e utiliza media diversificados.

 

O Scratch (cujo slogan é: «imagina, programa, partilha») foi concebido e desenvolvido como resposta ao problema do crescente distanciamento entre a evolução tecnológica no mundo e a fluência tecnológica dos cidadãos, e pensado, igualmente, para promover um contexto construcionista propício ao desenvolvimento da fluência tecnológica nos jovens, desde muito cedo, e das competências transversais ditas «para o século XXI», nomeadamente a resolução de problemas. Os seus autores pensam que poderá, ainda, permitir avançar na compreensão da eficácia e inovação do uso das tecnologias nos processos de aprendizagem em diferentes domínios e contextos, de forma mais específica na educação matemática formal e informal (pela própria natureza do ambiente), incentivar a criação e invenção  (para que os jovens não sejam apenas meros consumidores de tecnologia) e estimular a aprendizagem cooperativa.

 

 


O projecto EduScratch, criado no presente ano (numa parceria ERTE/PTE, DGIDC, CCTIC ESE/IPS e SAPO KIDS), tem como meta principal promover a criação e desenvolvimento de uma comunidade de educadores em torno da utilização do Scratch em ambiente escolar. Pretende‐se com o seu desenvolvimento divulgar e apoiar a utilização do Scratch (e o conhecimento sobre esta ferramenta), bem como incentivar à sua utilização através da formação e da partilha. Já existe em Portugal um portal (SAPO Scratch) desenhado por uma equipa da PT Inovação/SAPO, como resultado de uma parceria desta empresa com o MIT.


Aqui poderão encontrar um webinar da ERTE/PTE sobre o tema e algumas referências bibliográficas úteis com ligações ativas para os textos.

 

* EB 2,3 de Azeitão e CCTIC – ESE/IPS: http://projectos.ese.ips.pt/cctic/ e http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/



publicado por Correio da Educação às 15:57
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

17 comentários:
De highlow a 30 de Abril de 2018 às 09:54
Your article is extremely helpful exceptionally fascinating subject i am looking that sort of post thank for imparting to us keep it up.


De hopa a 13 de Junho de 2018 às 23:16
Web being the harbinger of progress has extremely changed the world into a worldwide town and has totally changed the way we complete business or play amusements and have excitement.


De 1xbet a 5 de Julho de 2018 às 21:32
Next time you read about how unpleasant or awesome a baseball group depends on the primary couple a long time of the season, ensure you keep it in context not to tune in and take after the temporary fad.


De nightrush a 14 de Julho de 2018 às 09:35
You can play online gambling club diversions including poker without opening a record at an online clubhouse.


De Bet3000 a 8 de Agosto de 2018 às 14:01
The considerable thing about the best club recreations list is that there is something for everybody.


De apk editor pro apk a 9 de Agosto de 2018 às 08:33
A duplicate alter is exceptionally important to an original copy, however it can't spare a worn out plot that exclusive parades level story.


De kohls credit card full site a 27 de Agosto de 2018 às 22:28
There are several new adjust exchange charge cards are presented. Lets see their advantages and point by point depictions.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds