14-10

Nome: Ana Maria Mocho

Habilitações: Licenciatura em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto 

Disciplina leccionada Língua Portuguesa  Escola EB 2/3 de Soares dos Reis 

 

    - O que é para si ensinar?

Ensinar é um acto de partilha, o que necessariamente pressupõe entrega e disponibilidade. É algo que vai muito além de uma simples transmissão de conhecimentos.

 

 

  - O que é um manual da(s) sua(s) disciplina(s) bem conseguido?

O conceito de manual não deve restringir-se ao livro em si. Deverá ser um conjunto de materiais postos à disposição do professor e que ele utilizará de acordo com o seu público e com as circunstâncias.

 

      - O que é hoje um docente realizado?

É aquele que sente que cativou os alunos para o prazer de aprender.

 

      - Quais os vectores da profissão mais gratificantes? E os menos gratificantes?

O vector mais gratificante (e mais importante) é o contacto com os alunos e toda a interacção que daí advém. Os menos gratificantes são as burocracias que cada vez mais nos são impostas e a falta de reconhecimento por parte da tutela.

 

 - Por que é Professora? Qual o porquê da sua opção profissional?

Nunca se me pôs a hipótese de outra opção profissional.

 

- Teve modelos como aluna (um professor, familiar…)?  E como Professora? Como o(s) caracteriza?

Sim. Uma professora do liceu, que seria considerada da «velha guarda», com aulas perfeitamente tradicionais mas que cultivava uma óptima relação com os seus alunos.

 

    - Como quereria que os seus alunos a vissem?

Gosto de acreditar que os meus alunos me vêem como uma professora competente e uma pessoa acessível e compreensiva. Alguém em quem podem confiar, quer a nível humano quer a nível profissional.

 

   - Qual o livro que mais a marcou na vida? E na sua profissão?

Os livros vão perpassando pela minha vida e vão sendo marcos importantes, de acordo com as ocasiões. Assim, é impossível, de tantos, destacar só um.

 

      - Qual o tipo de aluno mais interessante que encontrou? Poderia narrar algum episódio do seu relacionamento com um deles?

Os alunos que mais me marcaram são os que me deram mais trabalho, mais preocupações, aqueles que me fizeram «gastar mais tempo» (como explicaria a raposa ao Principezinho) com eles é que, no final, ficámos com óptimas relações. São aqueles que continuam a ir à escola só “para cumprimentar a professora”.

 

      -Como gostaria de ver a classe dos professores?

Esclarecida, unida e valorizada.

 

      - Que mensagem deixaria aos professores?

Apesar de todas as tormentas, os alunos continuam ali, na sala de aula, e solicitam-nos diariamente. Centremo-nos nessa realidade.



publicado por Correio da Educação às 09:30
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

9 comentários:
De replica watches uk a 10 de Março de 2017 às 08:20
of enjoying the most popular designs at an affordable rate.


De home remodeling a 29 de Agosto de 2018 às 09:05
In this article, we will discuss how to create a good blog. Remember that blog stands for web log. Make it personal to you and make sure to have fun while at it. There are no hard and fast rules about what you can and cannot do when blogging.


De at window cleaning a 30 de Agosto de 2018 às 16:13
Chartered certified Accountants and enterprise Advisers provider small to medium groups in London and surrounding areas. We attention on supporting organizations with new corporation formations, business setup, Accounting, Bookkeeping, Payroll & Tax. I awed, I have to state. now and again so I'm going over a weblog this is each enlightening and drawing in, and stunning, you 've hit the nail on the head. Your blog is simple.


De Go here a 19 de Setembro de 2018 às 11:25
The business enterprise identities ar today flocking to urge internet sites announce, registered and hosted at information superhighway. Seeing to the exponential demand, the marker is witnessing mushrooming of variety of information processing system style and development businesses.


De House Cleaning a 19 de Setembro de 2018 às 12:17
In this text I speak the importance of weblog style. i will be able to cross over however exactly knowledgeable weblog style will facilitate your business enterprise grow. Trying to urge your weblog hierarchic quicker? It's easier than you think. scan the ideas at a lower place to seek out out however you'll get your weblog hierarchic among the search engines like google.


De Click Here a 22 de Setembro de 2018 às 13:42
What is the explanation for a web site? Your company is being profitable and you are in profit notwithstanding if you're launching your information processing system then it approach that you wish your website to usher in many additional earnings. If you wish this to occur then then make sure that your web site is capable spare to realize this.


De criminals attorney lawyers a 24 de Setembro de 2018 às 09:00
For what reason is there a need to understand what forms a staggering website? so with respect to a blogger to perceive what ar the basic issues required to shape relate degree striking and instructive weblog. Find four things you should perceive to have the capacity to flip your web log from a virtual deadland to a living breath network! filter on to get extra.


De cbd hemp oil drops a 8 de Outubro de 2018 às 12:45
Despite whether you are creating a weblog for business, or you simply require the part to see what you are doing, it is crucial to have an irresistible or invigorating perceive on your blog. Significantly more vital basic than the name on a computerized book, what you call your weblog changes into a supply for web crawlers like google while you work the right key articulations.


De tourism surf lessons a 9 de Outubro de 2018 às 14:06
Chartered authorized Accountants and corporation Advisers company little to medium businesses in London and close regions. we have a tendency to attention on supporting agencies with new corporation formations, enterprise setup, Accounting, accountancy, Payroll & Tax. I awed, I actually have to the country. From time to time, therefore, I am going over a weblog this is often each enlightening and drawing in, and lovely, you 've hit the nail on the top.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds