Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correio da Educação

Correio da Educação

“Comunidade Criativa na tua escola” é um concurso que assenta na produção de conteúdos educacionais em português

 

É já no arranque deste novo ano lectivo que a ASA, em parceria com o Sapo, o Meo, a TMN e o Pena Aventura Park, apresenta o concurso “Comunidade Criativa n@ tua Escola – um projecto de turma”.

 

A iniciativa visa a criação de uma comunidade online (comunidadeasa.kids.sapo.pt) que procura promover o desenvolvimento de trabalhos interactivos onde serão partilhados os projectos participantes. Os trabalhos poderão ser produzidos em formato vídeo ou Scratch.

 

 

O Scratch é um meio de programação criado pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology, EUA) e pensado para crianças. É uma aplicação gratuita que permite à criança/aluno criar os seus próprios projectos animados, histórias interactivas, jogos e música, potenciando a sua criatividade, permitindo ainda a partilha online dessas criações. Foi adaptado para português, e para o computador Magalhães, pelo Sapo e pela PT Inovação, em colaboração com a universidade americana. Portugal foi o primeiro país no mundo a ter uma aplicação local do Scratch, um espaço on-line criado especificamente para a comunidade em português.

 

O objectivo deste concurso é motivar os alunos para o desenvolvimento de actividades e conteúdos de carácter criativo e educativo, desenvolver o espírito de equipa e o sentido de comunidade, com destaque para a utilização adequada de novas plataformas da WEB. O concurso destina-se a turmas do 2.º ciclo do Ensino Básico (5.º e 6.º anos de escolaridade) sob a orientação de um professor coordenador.

 

Estão cinco disciplinas/temas a concurso: Ciências da Natureza – A perda progressiva da biodiversidade em Portugal: desafios e soluções; História e Geografia de Portugal – A implantação da República: desafios do passado e do tempo presente; Inglês – Sing a Song!; Língua Portuguesa – Sobe ao palco!; Matemática – Matematic@r.

 

O prémio, para os vencedores de cada disciplina, contempla a Turma, o Professor e a Escola participantes.

Assim, os 5 trabalhos vencedores irão figurar em www.asa.pt; a escola receberá uma oferta de 500 euros em livros ASA; a turma terá direito a gozar um dia de actividades de desporto/aventura e a usufruir de 6 meses de internet grátis ou de cartão Moche. O professor será premiado com um telemóvel Nox.

 

Para fazer parte desta comunidade basta aceder a comunidadeasa.kids sapo.pt

 

 

9 comentários

Comentar post