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Correio da Educação

Correio da Educação

17 Set, 2012

As regras P.C.P.

 

 

* José Matias Alves

No processo de escolarização há três regras fundamentais que importa considerar e fazer com que sejam adotadas: são as regras P.C.P., i.e., Persistência, Consistência e Previsibilidade.

A persistência tem a ver com a determinação no cumprimento das tarefas, com o sentimento de não desistir, com o desenvolvimento da capacidade de auto-organização. A vida escolar está cheia de obstáculos de natureza diversa. Persistir nas tarefas é ser resiliente, é alcançar os objetivos, é melhorar a autoestima, é aumentar as probabilidades de sucesso.

 

 

A consistência é uma propriedade do comportamento que significa que as ações realizadas são coerentes e têm sentido e, por isso, valem a pena. A consistência é intrapessoal e interpessoal. A 1.ª dimensão relaciona-se com a autoperceção do sujeito, com a leitura que ele faz das suas ações. A 2.ª dimensão é de natureza interpessoal e tem a ver com as relações do sujeito com os seus interlocutores mais diretos, os pais, os professores. Em ambas as dimensões, a coerência e o sentido das ações e das relações são relevantes.


A previsibilidade reporta-se à relativa clareza das regras que devem ser pré-definidas, às rotinas que devem ser estabelecidas (e compreendidas), à explicitação das consequências das ações. Ninguém pode viver na anarquia absoluta (mesmo organizada), no caos (mesmo que possa ser criativo). A instituição da previsibilidade na ordem escolar é um elemento importante na securização dos alunos (e já agora, também dos professores) que permite uma focalização no essencial que é o aprender.

As regras P.C.P. devem, por isso, ser um elemento a considerar na construção de climas de escolas mais sadios, mais tranquilos e mais produtivos. Sobretudo num ano particularmente difícil a nível social, político, familiar e educativo.

 

* José Matias Alves é investigador, doutor em Educação e professor convidado da Universidade Católica Portuguesa.