Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correio da Educação

Correio da Educação

José Lopes e Helena Santos Silva

 

Dois docentes do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), José Lopes e Helena Santos Silva, acabam de publicar o livro “A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: um guia prático para o professor”, editado pela LIDEL.

 

 

Esta obra é fruto da experiência dos autores enquanto formadores e também da sua investigação desenvolvida, durante vários anos, com o objectivo de aprofundar a fundamentação teórica da aprendizagem cooperativa. Esta permitiu-lhes conhecer um número significativo de estudos de todo o Mundo, que demonstram que “a aprendizagem cooperativa pode ser, e é, uma ferramenta pedagógica extremamente eficaz na sala de aula”.
O entusiasmo que os professores em formação inicial, contínua e pós-graduada manifestam quando se apercebem das diferenças entre o trabalho de grupo cooperativo e o trabalho de grupo que mais tradicionalmente se utiliza nas salas de aula e de como essas diferenças se repercutem na melhoria do rendimento escolar, do autoconceito e da motivação dos seus alunos, foi igualmente um enorme incentivo para que o escrevessem.
Pretendendo, então, ser essencialmente um instrumento de trabalho para os professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, este livro está estruturado de forma a permitir dar resposta às questões que mais frequentemente se lhes colocam, quando desejam tornar a aprendizagem cooperativa uma realidade das suas salas de aula. Apresenta diversos métodos cooperativos e inúmeras planificações de actividades de aprendizagem e os respectivos recursos para as diversas áreas curriculares do 1.º Ciclo do Ensino Básico e para diferentes disciplinas dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e dos cursos EFA.

Várias das planificações e dos recursos relativos aos métodos descritos encontram-se disponíveis no site da Lidel (de acesso livre a quem adquirir a obra) para download, facilitando assim a sua utilização por parte dos professores na sala de aula.

 

 

 

 

 

 

 

16 comentários

Comentar post