Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Correio da Educação

Correio da Educação

Autores: Paula Catarino & Cecília Costa

Vila Real: UTAD, 2009. – Série Didáctica – Ciências Puras, n.º 53

ISBN: 978-972-669-895-1

 

RESUMO

 

A construção e a manipulação de representações mentais de objectos a duas e três dimensões são um aspecto importante do pensamento geométrico. Assim, é importante que a criança encontre no ambiente escolar oportunidade para desenvolver essas capacidades. No sentido de contribuirmos para este desenvolvimento, apresentamos propostas para explorar a abordagem do tema “Geometria”, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e no Ensino Pré-escolar (EPE), em sala de aula.

Ao integrarmos o ensino da matemática, através de tarefas, num contexto concreto e próximo das vivências dos alunos, espera-se contribuir para que estes a encarem como uma disciplina mais aliciante, tornando-os mais competentes, curiosos e imaginativos.

Nestes níveis de ensino é habitual assinalar dias comemorativos, razão pela qual escolhemos esse mote para a criação das situações e tarefas que compõem este livro, o qual reúne 20 propostas de situações a implementar em sala de aula do 1.º CEB e do EPE. Para cada situação “O Dia de…” propõem-se várias tarefas. Estas têm uma estrutura comum, a saber: descrição, material de apoio, desenvolvimento (no qual se incluem sugestões de dinamização da aula, indicações práticas e sugestões metodológicas) e os objectivos que se pretendem desenvolver.

Exploramos diferentes materiais didácticos, desde a simples folha de papel ou cartolina, ao computador (nomeadamente através do uso de applets e da consulta de sítios na Internet), passando por jogos, histórias infantis e ainda recorrendo a objectos comuns do dia-a-dia.

4 comentários

Comentar post