Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correio da Educação

Correio da Educação

Sendo socialmente modelada, a sexualidade humana e as suas regras morais foram sendo construídas nas transformações sociais mais globais, nas mudanças que se foram produzindo nas mentalidades e nas instituições com ela mais relacionadas, nomeadamente a conjugalidade e o campo das relações familiares.

É esta aprendizagem específica, ou socialização, que se faz de forma intencional sobre esta "área" de questões, que se costuma designar (à falta de melhor termo) por educação sexual.

Tendo em conta as ligações da sexualidade às outras dimensões da identidade pessoal e das relações interpessoais e a sua mediatização social, a educação sexual integra todo um conjunto de outras áreas de aprendizagem tais como os valores e os afectos, ou as questões de género, a estrutura de personalidade, ou as competências dos indivíduos para lidarem com a intimidade.

A socialização dos indivíduos na área da sexualidade é, pois, um processo em que intervêm, assumindo ou não essa intervenção, todos os actores que nos modelam a nossa identidade em todas as áreas da nossa vida. Falo dos contextos mais informais como o familiar- progenitores e fratria- e os pares ou amigos. Refiro-me aos grandes modeladores sociais como os mass media e refiro-me finalmente ao meios de educação formal e nestes, em primeiro lugar, a escola. (Ver mais)

 

Kit de Educação Sexual

 

In Portal de Saúde Sexual