18-06

 

 

* José Matias Alves

O célebre efeito Mateus (desenvolvido pelas teorias económicas) retoma a célebre parábola bíblica do senhor que chamou os seus servos, dando a um 5 talentos, a outro 2 e ao terceiro 1 talento e recomendando que os fizessem frutificar.

O que recebeu 5 trabalhou e conseguiu outros 5. O que recebeu 2 agiu do mesmo modo e conseguiu 4. O que recebeu 1, com medo que o roubassem, foi escondê-lo debaixo da terra.

O senhor regressou, chamou os servos e pediu-lhes contas pelos talentos dados. O que tinha recebido 5 apresentou 10; o que tinha recebido 2 apresentou 4; o que recebera 1 apresentou-o e devolveu-o.

E então o senhor louvou os que tinham duplicado os talentos. E pegou no talento que tinha estado enterrado e ordenou:
– Tirai-lhe o talento e dai-o ao que tem dez. Porque, a todo aquele que tem, será dado mais, e terá em abundância. Mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado. (Mateus, 25, 28-29)

 

 

A parábola do senhor que entregou cinco, dois e um talento a cada um dos seus empregados pode servir de ilustração a vários dispositivos que foram recentemente instituídos pelo Ministério da Educação pela via do Diário da República (Despacho-Normativo 13-A.2012) no âmbito da concessão do crédito de horas às escolas e segundo uma fórmula de cálculo assim enunciada:

Finalidade
O crédito de tempos tem por finalidade permitir às escolas e agrupamentos adequar a implementação do projeto educativo à sua realidade local, com autonomia pedagógica e organizativa. [de notar que esta finalidade é depois negada pela fórmula.]

Artigo 11.º
Fórmula de cálculo
1 — Em cada ano letivo, o crédito de tempos (CT) é calculado de acordo com a seguinte fórmula CT = K × CAP + EFI + T, em que:
K é um fator inerente às características da escola ou agrupamento;
CAP corresponde a um indicador da capacidade de gestão dos recursos;
EFI corresponde a um indicador da eficácia educativa;
T é um parâmetro resultante do número de turmas da escola ou agrupamento.

(…)
O indicador da eficácia educativa (EFI) resulta da avaliação sumativa interna e externa. O seu valor será apurado durante o mês de agosto pelo MISI, após o envio dos dados de alunos relativos ao final do ano letivo, ficando disponível para consulta na área reservada à escola ou agrupamento, e corresponde ao máximo resultante da aplicação das condições constantes das 3 tabelas seguintes.

Ora este indicador de eficácia é, em larga medida cego. Ignora o valor acrescentado da escola, ignora o valor esperado, pratica a mais cruel das injustiças. Isto é: se a média dos resultados da avaliação externa for positiva, as escolas recebem mais 30, 20 ou 10 horas; se for negativa, recebem zero. Se a diferença entre a avaliação sumativa interna e externa for superior a 20 pontos, a escola recebe zero horas; se for inferior recebe mais 20 ou 10; se a média de resultados da escola for significativamente superior à média nacional, as escolas recebem entre mais 30 e 10 horas de crédito. Se for inferior, recebe zero.

Esta pretensa meritocracia está longe de seguir um política social-democrata e vai cavar ainda mais o fosso entre os que têm e os que não têm,  agravando as assimetrias e alargando a desigualdade de oportunidades educativas.  
É urgente uma política fundada no princípio da justiça e da equidade. Uma política que alie o "prémio" à garantia de um mínimo de subsistência organizacional. Uma política que dê mais (e exija mais) a quem tem menos.
Porque só assim será política e deixará de ser um mero supermercado.

 

* José Matias Alves é investigador, doutor em Educação e professor convidado da Universidade Católica Portuguesa.



publicado por Correio da Educação às 14:45
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

17 comentários:
De IC a 19 de Junho de 2012 às 01:53
Obrigada pela denúncia dessa pretensa meritocracia - um obrigada por todas as denúncias que sejam feitas desta política educativa que só premeia as elites, em nome das crianças que mais precisam de apoio escolar e das escolas que se empenham por fazer o seu melhor junto de populações escolares desfavorecidas.


De jiayu phones a 9 de Junho de 2014 às 11:27
I like the useful info you provide in your posts. I am quite sure I will learn a lot of new stuff right here! Best of luck for the next!


De china toy factory a 20 de Maio de 2015 às 08:05
nice post, I can see your point, it's very different from others, good work, thanks for sharing, please keep updating.


De customized stationery sets a 20 de Maio de 2015 às 08:07
nice post, I can see your point, it's very different from others, good work, thanks for sharing, please keep updating.


De bandai factory a 20 de Maio de 2015 às 08:23
this is very useful to me,I totally agree with your point, you are a good writer, may I ask you to write something for my no matter you take it or not, thank you for your post.


De sedex certification a 20 de Maio de 2015 às 08:48
Export and wholesale toys manufacturing company as Disney supplier in China.Factory passed ICTI,Disney Fama.Custom plastic toys,plush toys,stationery sets and promotional gifts.


De screen replacement a 25 de Agosto de 2015 às 10:22
nice work, I can see your point, I can't agree with you more! By the way my iPhone screen need repair,I found replacement part on net, do you know other better store?


De lcd digitizer a 25 de Agosto de 2015 às 10:41
nice work, I can see your point, I can't agree with you more! By the way my iPhone screen need repair,I found replacement part on net, do you know other better store?


De led tennis court lighting a 18 de Dezembro de 2015 às 02:27
LED business after more than two years after the outbreak, order has now entered a stage of Red Sea battles, the price is already very competitive. Some e-commerce companies in order to quickly occupied the market.


De stadium lights a 18 de Dezembro de 2015 às 02:39
The rapid growth of online shopping for the LED lighting industry sales channels provide a new possibility. Therefore, exploring the road of LED lighting industry, e-commerce is very important.


De mobdroapk.org a 2 de Abril de 2016 às 19:44
Thanks for the information.


De Optiarc AD-5680H SATA DVD±RW Drive a 16 de Agosto de 2013 às 07:16
This is a very good article, thanks for sharing, you think so? So how do you think mydvddrives like it? I feel pretty good, especially the likes of which:




De replique montre a 2 de Dezembro de 2013 às 15:51
Pode vir como uma surpresa para muitos de vocês que a roleta classifica esta alta . A verdade é que as roletas tendenciosas ainda existem. Eu não tenho certeza se o mito de que as roletas são hoje completamente imparcial foi perpetuada pelos casinos ou não, mas tem servido bem. Várias equipes de alto estacas operar nesta área.


De replica watches uk a 30 de Outubro de 2015 às 14:26
Study hard, thank you for such a wonderful response to our article, today I am going to recommend a good use of laptop drive -110. I hope you can like it.


De duan a 29 de Março de 2016 às 09:45
Replica Watch General Discussion - RWI - Replica Watch forum Main Forum - New members start here hermes replica (http://www.hermesbagshandbagsuk.co.uk)
11 hours ago - Rolex Airking 14000 - rolex-airking-14000 6 hours ago - Rolex Air-King is one of the most popular replica watches (http://www.moveyourmind.co.uk) of all time, a model that deserves a special appreciation due to its iconic status and distinguished .


De Political Science Ebooks a 15 de Junho de 2016 às 15:17
I agree with José Matias Alves it needs a policy based on the principle of justice and equity.


De directv select package a 2 de Outubro de 2016 às 16:21
It was really thoughtful to read through your article regarding mathew effect and how this affect the followers. Bible education is not a small thing, but it needs a detailed knowledge and awareness to interpret what the gospels say.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds