13-06

* Teresa Martinho Marques

 

Chegou entusiasmado, desejando partilhar:
– Oh, professora, pensei no desafio e construí o meu relógio com o Scratch.
– Boa! E então como foi? Como fizeste?
– Bem, eu fiz o relógio e o ponteiro dos segundos (eram dois sprites) e pensei que o ponteiro depois de rodar tinha de esperar um segundo, claro. Mas depois o ângulo é que demorou mais a descobrir!
–Conta lá!
Era o final da aula de Estudo Acompanhado, e o F. contava-me a história a mim e ao professor de Língua Portuguesa:
– Então, aquilo quando começa tem sempre 15 graus na instrução de rodar, mas achei que era muito e mudei para 10. Experimentei mas não deu. Depois experimentei um grau por cada segundo. Era pouco e não dava. Fui experimentando e acabei por chegar a seis graus, que é o valor certo para o relógio funcionar.
– Então porquê?
A minha cabeça ia já a mil, apercebendo-me do problema matemático que havia estado à sua mão de resolver… se eu estivesse perto dele tê-lo-ia colocado a pensar no assunto: – Vamos lá pensar juntos.
O professor de Língua Portuguesa começava a ficar entusiasmado com o rumo da conversa… E foi ele quem perguntou: – O relógio é o quê?
– É um círculo…
– Sim, e então quantos graus tem uma volta completa?

Via-se através dos olhos e das mãos a cabeça do F. a trabalhar… Ele ia dizendo em voz alta: – Ora assim é 90 graus, depois fica 180…
– E? E? – Nós quase sem resistir…
– Ao todo 360 graus…
– Pois… Então… Quantos segundos numa volta completa?
– São 60… Ah! Dividia-se 360 por 60!
A descoberta…
– Por isso é que me deu 6 graus. 6 x 60 dá 360! Era mais fácil!
– Pois… A Matemática tem esta forma interessante de nos ajudar nos momentos mais inesperados. Através dela é posssível fazer atalhos elegantes aos caminhos e não usar apenas métodos por tentativas. Mas, neste caso, também é bom ensaiares e depois perceberes a possibilidade de existência de outros caminhos! Foi óptimo o que fizeste! E, vês, acabaste por descobrir uma outra forma de resolver o problema. Se puderes, escreves as notas do projecto – como fizeste as tuas descobertas – para eu ficar com elas?

 

 

Com alguns anos de diferença... Eis a história da I. Com uma professora presente e mais experiente para a apoiar (em vídeo, aqui).
Esta é uma entre as imensas actividades que o ambiente gráfico de programação Scratch permite. Não há limites de tema, forma, idade do programador e suas características. A seu tempo partilharemos mais informação e outras conversas de aprender... Aqui podem encontrar-se muitos exemplos de projectos que nos abrem o apetite.
Fica o desafio!

 

* EB 2,3 de Azeitão e CCTIC – ESE/IPS: http://projectos.ese.ips.pt/cctic/ e http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/



publicado por Correio da Educação às 10:59
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

54 comentários:
De Valdemar Sousa a 22 de Junho de 2011 às 17:07
Muito bem, sr.ª prof.ª! Elogio a sua aposta num dos possíveis futuros da educação.
Só duas questões, por curiosidade: as situações narradas no seu artigo e vídeo desenvolveram-se durante alguma aula ou sessão de ACND? Ou são desenvolvidas como momentos extra-curriculares?


De Teresa Marques a 1 de Setembro de 2011 às 14:45
Caro Valdemar
Em primeiro lugar pedir desculpa pelo atraso da resposta e agradecer o seu interesse e comentário. Passou-me despercebido e só hoje o encontrei. A primeira situação decorreu numa aula de Estudo Acompanhado (é dito no texto). A referente ao vídeo aconteceu num Clube (actividades de complemento curricular) que dinamizo na escola. Todavia, tive ocasião de desenvolver este tipo de trabalho numa turma de 5º ano em contexto de aula... quando aconteceu ser-me atribuído o quinto tempo e leccionar em simultâneo EA e Ciências, o que me garantia mais tempo para a gestão do programa. Espero ainda ter ido a tempo de ajudar. Para mais esclarecimentos e recursos tem os links divulgados no artigo, sendo o principal este: http :/ eduscratch.dgidc.min-edu.pt /


De Valdemar Sousa a 2 de Setembro de 2011 às 08:24
Muito obrigado pelos esclarecimentos. Realmente, ao reler o artigo é que me apercebi que a situação narrada tinha decorrido em EA.
Já agora, ao desenvolver este tipo de actividade, não sentiu que o currículo devia prever ainda mais espaço para a inter e transdisciplinaridade?

Um bom ano lectivo para si!


De Teresa Marques a 2 de Setembro de 2011 às 10:33
100% de acordo...
Andamos a "ministrar" saberes arrumados em gavetinhas e em vez de repensarmos o currículo nessa direcção, fechamos oportunidades como era, na minha opinião, AP...
Muitas vezes trabalhei com o Scratch em AP interligando saberes de todas as áreas nos projectos desenvolvidos pelos alunos...
Enfim...
Um bom ano para si também!


De mcdonalds toy manufacturer a 20 de Maio de 2015 às 08:09
nice post, I can see your point, it's very different from others, good work, thanks for sharing, please keep updating.


De apple replacement parts a 25 de Agosto de 2015 às 10:25
nice work, I can see your point, I can't agree with you more! By the way my iPhone screen need repair,I found replacement part on net, do you know other better store?


De digitizer replacement a 25 de Agosto de 2015 às 10:42
nice work, I can see your point, I can't agree with you more! By the way my iPhone screen need repair,I found replacement part on net, do you know other better store?


De football field lights a 18 de Dezembro de 2015 às 02:27
Almost covers has any category of home needs, so, for emerging LED Enterprise for, through electric commercial set brand, has became has LED electric commercial development of must trend.


De stadium lights a 18 de Dezembro de 2015 às 02:38
The rapid growth of online shopping for the LED lighting industry sales channels provide a new possibility. Therefore, exploring the road of LED lighting industry, e-commerce is very important.


De zapya for pc free download a 9 de Agosto de 2016 às 10:37
great post thanks for share


De xender for windows 8 pc a 14 de Abril de 2016 às 11:48
keep working hard always


De free movie websites a 14 de Julho de 2016 às 15:51
Watch movies Online without downloading and signing up On Streaming in these websites


De best tablet pc a 21 de Maio de 2013 às 08:03
How do you feel the trading of electronic products in 1949, you will be a rich very very good content of this site?


De imo for windows 8 pc a 14 de Abril de 2016 às 11:49
must checkeout all this


De iocean X7 a 27 de Maio de 2013 às 08:29
Muito obrigado por você pode compartilhar o seu post, o conteúdo do artigo muito bem escrito, muito vale o meu estudo.


De Gateway EC54 SATA BD-ROM Blu-ray Combo D a 25 de Julho de 2013 às 07:37
A curiosidade de Valdemar Sousa com o mesmo: como situations narradas não Seu Artigo e Vídeo desenvolveram-SE DURANTE alguma aula UO Sessão de ACND UO São desenvolvidas Como momentos extra-curriculares?


De shareit for windows 8 pc a 14 de Abril de 2016 às 11:50
you should really work ahrd


De tubemate download pc a 9 de Agosto de 2016 às 10:36
thanks for share quit info


De THL W200 a 2 de Agosto de 2013 às 08:14
todos nós sabemos que o telefone móvel é muito importante para nós nowdays, em nossa vida diária, podemos viver sem telefone. se não pudéssemos encontrar o nosso telefone celular, que sempre se sentir desconfortável


De MTK6589T a 2 de Agosto de 2013 às 08:16
Muito obrigado por você pode compartilhar o seu post, o conteúdo do artigo muito bem escrito, muito vale o meu estudo.


De replique montre a 6 de Maio de 2014 às 07:52
Poste assez cool. C'est vraiment Post.Thanks très agréable et utile pour partager cela avec nous! C'est ma première visite.


De Facetimepc a 20 de Julho de 2016 às 08:10
download facetime for pc thanks for share nice video calling app for windows


De Asics Running Shoes a 28 de Julho de 2014 às 03:53
Discount Asics Running Shoes Outlet,Cheap Asics Shoes For Sale. Asics Gel Shoes,free ship to worldwide


De ccdcdcd a 24 de Outubro de 2015 às 10:16
pullyourexbackpdf.net (http://www.pullyourexbackpdf.net/)


De Pull Your Ex Back Review a 24 de Outubro de 2015 às 10:19
If you need money for college, you should consider applying for federal financial aid and scholarships. Visit the FAFSA website and follow the application process to get access to federal funding or grants. If you are denied federal funding, apply for different scholarships related to the subject you want to study.


De http://coolmarshal.blog.fc2.com/ a 21 de Novembro de 2015 às 03:44

Bom post, eu posso ver o seu ponto de vista, é muito diferente dos outros, bom trabalho, obrigado por compartilhar, por favor, continuar atualizando.


De cinemabox for iphone a 30 de Setembro de 2016 às 17:10
If you want movies information then download this application
cinemabox for iphone (http://icinemaboxapk.net/features-cinemabox-ios/)


De Williams Yolan a 31 de Outubro de 2016 às 08:14
Yes, its PhenQ, we are referring to! So what is PhenQ and what is all about?? Is it the ultimate weight loss formula that truly has the potential to trim your waist?? Lets get to know all about? it!
(http://slimmingbeauties.com/uncensored-review/<a name='incorrect' class='incorrect'>phenq</a>/)phenq



Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds