05-12

 

* Teresa Martinho Marques

Sim, eu sei. Tempos difíceis.


Mas não poderemos virar costas a perguntas e a reflexões que são importantes, mesmo que não pareçam prioritárias.


Os Magalhães ― que nas mãos certas, nas escolas certas, com os professores certos, em projetos nacionais e internacionais e iniciativas louváveis/formação por parte da Equipa de Recursos Tecnológicos Educativos e respetivos Centros de Competência TIC espalhados pelo país, têm sido fonte de muita inovação de práticas em contexto de sala de aula ― vão desaparecer. Chegará o dia em que os últimos alunos que os têm ainda na sua posse os levarão consigo e não regressarão. Vai ser já no final do próximo ano letivo que o adeus definitivo acontecerá. O adeus gradual já está a acontecer: os alunos de 1.º e 2.º ano vivem sem eles em muitas escolas que também não tinham/têm equipamento próprio em quantidade e qualidade suficientes para permitir um trabalho regular, eficaz, mais individualizado e consistente no 1.º ciclo e pré-escolar (não esqueçamos que estão em vigor há dois anos metas TIC transversais a todos os ciclos de ensino, incluindo o pré-escolar, e que os computadores não são um luxo, mas uma ferramenta do currículo nacional).

 

As assimetrias são ainda uma realidade. Os Magalhães diluíram-nas e foi possível a muitas escolas trabalhar pela primeira vez as TIC de forma consistente e regular. Mas essas assimetrias irão emergir de novo depois do adeus. Lado a lado coexistem escolas novas e recentes com equipamento que permitirá (no 1.º ciclo e pré-escolar) continuar o trabalho já iniciado, mas são mais as escolas que não poderão fazê-lo depois dos Magalhães – agora apenas na posse de alunos dos 3.º e 4.º anos - saírem das escolas.


O investimento que tem sido feito na formação em contexto, por várias instituições, produziu já um conjunto de profissionais com ideias, projetos e a competência necessária para utilizar os computadores de forma integrada, adequada e equilibrada nas suas aulas. Desenvolvem nos seus alunos competências várias e até mudam paradigmas (com bons resultados), levando os seus alunos a construir artefactos digitais recorrendo à programação e, com isso, elevando o conjunto de competências desenvolvidas a padrões pouco comuns para estes níveis etários. Falo da matemática e de outras áreas curriculares, mas também de competências transversais, raciocínio lógico, comunicação, resolução de problemas, rigor e disciplina do pensamento, cooperação com outros, autoestima, confiança, persistência, autonomia, comportamentos adequados no digital. Conseguem a motivação de alunos menos motivados, a alteração de comportamentos e outras mudanças importantes com reflexos diretos no desempenho dos alunos. São boas práticas, algumas delas descritas e documentadas, que podem ser replicadas ou, pelo menos, continuadas por esses professores (que naturalmente as fazem evoluir com a experiência acumulada).


Mas está a chegar o dia do adeus. Estes mesmos professores, a trabalhar em escolas de 1.º ciclo não equipadas, perguntam-me muitas vezes nos momentos de formação à qual se entregam com entusiasmo e vontade de aprender: E depois? Com imensa pena, não lhes sei responder e não quero acreditar que tudo se afundará numa memória longínqua. Embora as escolas já estejam partidas ao meio, metade dos alunos com e metade sem, ainda há algum tempo para se pensar numa solução. Mas é um tempo curto que se vai esgotar rapidamente.


Admitindo a importância de dotar crianças/famílias de acesso às tecnologias (as polémicas associadas pouco interessam agora), seria fácil de prever que muitas escolas pouco beneficiariam a longo prazo com essa medida, como agora se constata: depois do adeus ficarão vazias de equipamento, de oportunidades e de sonhos de fazer mais e melhor, se nada mais acontecer.


Talvez pior do que nunca sequer ter sonhado, é já ter saboreado o sabor doce da aventura e não poder mais reproduzi-lo com a mesma qualidade e intensidade, por falta de ingredientes essenciais.


Numa altura em que  a UE quer um reforço no ensino de competências na área das TI, o que estaremos como país a pensar fazer no futuro, depois do adeus, nas escolas do 1.º ciclo e pré-escolar que ainda não estão equipadas de forma adequada?

 

* EB 2,3 de Azeitão e CCTIC – ESE/IPS: http://projectos.ese.ips.pt/cctic/ e http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/    



publicado por Correio da Educação às 15:00
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

43 comentários:
De 福利分享 a 30 de Maio de 2016 às 07:55
Well written in this article.


De game of thrones season 7 episode 7 strea a 11 de Abril de 2017 às 09:37
the seventh episode started with bang-on surprise for everyone, The Hound is back. We all were shocked to see Sandor Clegane carrying a big log of wood to serve some band of villagers.


De The Walking Dead Season 8 Online a 10 de Setembro de 2017 às 07:00
Great Post. I must say you have brilliant writing skills. Keep Sharing such valuable content. Click below links to watch The Walking Dead Season 8 for free!


De 福利分享 a 30 de Maio de 2016 às 07:58
Well written in this article.


De Helen a 21 de Junho de 2016 às 14:41
Very good article. Education is really important and we should always think how to improve it. Schools should always have the best resources and equipment.


De van cleef necklace a 27 de Setembro de 2016 às 11:08
van cleef necklace


De hermes bracelet replica a 27 de Setembro de 2016 às 11:08
hermes bracelet replica


De cartier glasses wholesale a 27 de Setembro de 2016 às 11:08
cartier glasses wholesale


De Writing Services UK | AssignmentEmpire a 9 de Fevereiro de 2017 às 13:38
Instruction is imperative so I am cheerful that the financial plan for it will raise. Despite the fact that, we have to utilize this cash to change the training system. The world has changed throughout the years and that is the reason we have to change the instruction framework.


De best digital piano reviews a 14 de Fevereiro de 2017 às 10:28
A digital piano has no strings or hammers, but instead it utilize electronics in one form or another to produce the sound.Digital pianos allow for a greater variation in sounds because they allow for sound modification.



De Binary Options Robot Review a 15 de Março de 2017 às 04:49
In this Binary Options Robot Review (https://binaryoptionsrobotreview.org/)
, I am going to share all the important information about Binary Options Robot a new automated trading software which you should try if you are struggling with other trading software


De Whatsapp apk free download a 25 de Março de 2017 às 12:17
There is an official WhatsApp website where you can go for a WhatsApp apk download for free of cost


De putlockerwatch a 18 de Maio de 2017 às 02:56
Watch HD Movies Online For Free and Download the latest movies without Registration


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds