01-10

 

 

* Teresa Martinho Marques

Nestes tempos conturbados, cada vez mais adversos, poder-se-ia pensar que morreriam quaisquer iniciativas visando a inovação na escola e o esforço dos professores no sentido de procurar formas de fazer mais, diferente e melhor. Não é verdade. Há projetos (com pessoas dentro) que se desenvolvem ao longo de um tempo próprio de acordo com planos de médio/longo prazo e são avaliados para que se tomem decisões de futuro sustentadas.

 

 

 

A European Schoolnet, Rede Europeia de 30 Ministérios da Educação, promove (e financia) o desenvolvimento de um conjunto de projetos coordenados em Portugal pela Direção-Geral de Educação (DGE). São bons exemplos os seguintes, pelo facto de tocarem mais diretamente professores e alunos portugueses:
- eTwinning - Projeto de colaboração entre escolas europeias, sendo a principal ação do Programa Lifelong Learning da União Europeia.
- iTEC - Innovative Technologies for an Engaging Classroom - Projeto que reúne decisores políticos, investigadores, fornecedores de tecnologia, outros especialistas em tecnologia avançada de aprendizagem e os professores inovadores, a fim de projetar, construir e testar de forma abrangente cenários de ensino e aprendizagem da sala de aula do futuro.
- inGenious– Projeto que pretende estabelecer um grupo europeu de coordenação (European Coordinating Body) de parcerias escolas/empresas nas áreas da Matemática, Ciências e Tecnologia (MST). O objetivo será, numa primeira fase, a caracterização de boas práticas de colaboração entre as escolas e as empresas.
- Acer-European Schoolnet's Educational Netbook Pilot - Projeto piloto de computadores tablet explora mais aprofundadamente o uso de novas tecnologias nas escolas e a tendência emergente da pedagogia individualizada, baseada na experiência adquirida com o projeto-piloto de netbooks.

Fora do European Schoolnet, mas também integrado numa estratégia internacional, existe a iniciativa Seguranet, parte do consórcio que inclui a Microsoft e fazendo parte da Rede Insafe. Este projeto surge no âmbito do Programa Safer Internet Plus e da Rede Insafe para a promoção da segurança na Internet nas escolas portuguesas, do 1.º ciclo ao ensino secundário, sob o lema “Tu Decides por Onde Vais!”.    
Outros projetos coordenados pela DGE podem ser consultados aqui.


Todos os anos, dezenas de professores aderem a estes projetos, trabalham incansavelmente, reúnem com a Equipa de Recursos Tecnológicos Educativos da DGE, participam em encontros nacionais e internacionais, partilham as suas práticas em fóruns específicos e partem rumo à Europa aqui e ali para fazer formação, para divulgarem o que acontece aqui por casa e aprenderem com o que acontece na casa dos outros.
É uma fileira que cresce todos os anos e devíamos (professores) habituar-nos a colocar esse trabalho em evidência, partilhando regularmente as conquistas feitas, divulgando os projetos junto de quem ainda não os conhece e motivando à cada vez maior generalização destas práticas:  professores criando cenários de futuro nas suas aulas com o auxílio das TIC, cooperando com outras escolas europeias (e fazendo os seus alunos interagir com alunos noutros países) e animando comunidades de prática ou workshops de acordo com a sua especialidade para professores de todos os cantos da Europa. Um mundo de possibilidades que se pode abrir para mais escolas, professores e, sobretudo, alunos.

Conheço muitos destes professores e alunos (que apoio diretamente nas escolas) e participo diretamente nestes projetos, na qualidade de elemento do Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, responsável por um desses projetos: o EduScratch.


Qualquer professor/escola que aqui chegue, leia estas linhas e se sinta com coragem para avançar, poderá contactar o Centro de Competência TIC da sua região e pedir esclarecimentos sobre a forma de participação nestes projetos.


Um dia, acredito, vamos compreender a importância de tudo o que está a ser feito e juntos encontraremos estratégias para levar a nossa voz mais longe. Ligaremos a televisão e lá estarão as reportagens vivas (e críticas, porque as dificuldades existem e não desaparecem por milagre) revelando esse outro mundo com sabor bom, que também habita muitas escolas do nosso país e é exemplo para outros países.

  

 

 

* EB 2,3 de Azeitão e CCTIC – ESE/IPS: http://projectos.ese.ips.pt/cctic/ e http://eduscratch.dgidc.min-edu.pt/    



publicado por Correio da Educação às 14:38
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

13 comentários:
De 192.168.0.1 Admin Password a 12 de Julho de 2017 às 10:00
192.168.0.1 - Login to IP Address 192.168.O.1. Possible troubles with router configuration


De Cogniflex Scam Review a 17 de Julho de 2017 às 08:26
Conceivable symptoms of elements of Cogniflex


De Mobdro for PC a 21 de Julho de 2017 às 12:31
Mobdro application works on the concept of online streaming thereby giving you the convenience to watch your favourite any movie whenever you feel like


De omega replica a 29 de Julho de 2017 às 03:30
GOOD


De Vidmate alternative apps a 16 de Agosto de 2017 às 08:22
Vidmate is one of the best apps that allow you to watch unlimited videos, movies and TV shows from different hosting sites on your android device


De safari windows a 17 de Agosto de 2017 às 08:23
Safari browser automatically prevents websites from tracking or tracing the activities of the users on MAC, iPhone or iPad


De Shazam for windows pc a 4 de Setembro de 2017 às 10:32
Shazam as of now introduced on their gadget can keep on freely utilize it


De Mobdro App a 15 de Setembro de 2017 às 09:39
Mobdro App is a free app used by people to stream live videos


De my gmail login a 8 de Outubro de 2018 às 10:31
I am upbeat to locate your recognized method for composing the post. Presently you make it simple for me to comprehend and execute the idea. Much obliged to you for the post. 


De what food places are open near me a 31 de Outubro de 2018 às 07:03
I truly awed after read this in light of some quality work and educational contemplations . I just wanna express profound gratitude for the essayist and want you to enjoy all that life has to offer for coming!.


De buy instagram likes instantly buyiglikes a 8 de Novembro de 2018 às 12:16
I know your expertise on this. I must say we should have an online discussion on this. Writing only comments will close the discussion straight away! And will restrict the benefits from this information.


Comentar post

CONTACTOS

ce@asa.leya.com
pesquisa
 
Correio Disciplinar
Ciências Sociais e Humanas
Línguas e Literaturas
Ciências Exatas e Experimentais
Expressões
Escola em destaque
Escola Secundária Alcaides de Faria
Agenda


arquivo
Ligações
Parceiros
subscrever feeds