Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Correio da Educação

Correio da Educação

 

* Luciana Cabral Pereira

 

 



“Repensar o Ensino da Literatura: Novos caminhos” foi um dos muitos e interessantes módulos apresentados e trabalhados na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Julho do presente ano de 2010, justamente no âmbito da ação de formação contínua de professores do segundo e terceiros ciclos de escolaridade. Ora, pensado para um público-alvo determinado e particular, coincidente, portanto, com professores de Português, o presente módulo assentou essencialmente num conjunto de atuais preocupações teóricas e práticas no que ao ensino do texto literário dizem respeito. Entretanto, falar e discutir literatura e o seu respectivo ensino implica, por sua vez e de modo irremediável, abordar aquelas outras áreas de reflexão teórico-práticas e com as quais fazia, afinal, sentido colocar o ensino literário em diálogo. Refiro-me mais exatamente às incontornáveis áreas da Teoria da Literatura e da Didática da Literatura, precisamente as áreas científicas e disciplinares tomadas como indispensáveis para o tratamento do tema maior que serviu de título e tema ao nosso módulo de formação e para a desejável reflexão sobre o ensino literário. (Leitura integral)

 

* Luciana Cabral Pereira é assistente convidada na UTAD, doutoranda na Área da Didática da Literatura na mesma instituição e Investigadora do CITCEM, FLUP.